PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS2216

1792. Carta de Cipriano Ribeiro Freire, encarregado de negócios, para Dom João de Almeida de Melo e Castro, diplomata.

ResumoO autor reporta ao destinatário as obras que lhe mandou fazer na casa de Londres e dá conta de como tem estado a tratar da remessa de gazetas inglesas para Lisboa.
Autor(es) Cipriano Ribeiro Freire
Destinatário(s) João de Almeida de Melo e Castro            
De Inglaterra, Londres
Para Portugal, Lisboa
Contexto

João de Almeida de Melo e Castro (1756-1814), o 5º Conde das Galveias, foi um dos diplomatas portugueses que, dada a natureza pluricontinental da monarquia, tinham de usar de toda a habilidade para gerir, junto dos governos das potências que se relacionavam com o gabinete português, a “ambiguidade” resultante. Este membro da Casa Galveias (fundada no século XVII por Dinis de Melo e Castro) foi ministro de Portugal em Londres, no que sucedeu a Cipriano Ribeiro Freire, e também em Haia e Roma. Foi embaixador em Viena de Áustria e, em 1801, ministro dos Negócios Estrangeiros, cargo do qual foi demitido em 1803. Em 1812 foi para o Rio de Janeiro, tendo sido ministro da Guerra e dos Negócios Estrangeiros, e, interinamente, da Marinha e Ultramar. Foi oficial-mor da Casa Real, couteiro-mor da Casa de Bragança, conselheiro de Estado, membro do Conselho da Fazenda, presidente da Junta da Fazenda dos Arsenais do Exército, comendador de São Pedro de Alhadas, da Ordem de Cristo. Casou com D. Isabel José de Meneses, mas deste casamento "não houve geração". Em consequência disso, o 6º Conde das Galveias seria o seu irmão, Francisco (1758-1819).

Fontes:

Schedel, Madalena Serrão Franco. 2010. Guerra na Europa e interesses de Portugal: as colónias e o comércio ultramarino. A acção política e diplomática de D. João de Melo e Castro, V Conde das Galveias (1792 -1814). Tese de Mestrado, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Arquivo Nacional da Torre do Tombo (http://digitarq.arquivos.pt/details?id=3910101)

Suporte meia de folha de papel dobrada, escrita nas três primeiras faces.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Arquivos de Família
Fundo Casa dos Condes de Galveias
Cota arquivística Maço 9, 3, 7, Ribeiro Freire
Fólios [1]r-[2]r
Socio-Historical Keywords Rita Marquilhas
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Rita Marquilhas
Modernização Rita Marquilhas
Data da transcrição2009

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Illmo e Exmo Snr

Julgando provavel que esta Carta ache ainda a V Exa nessa Corte, tenho a honra de responder á que acabo de receber de V Exa datada de 3 do corrente; protes-tando a V Exa todo o meu reconhecimento pelas distintas provas de favor e bene-volencia com que se digna tratar-me. As obras desta Caza, dos quartos inferiores do lado do jardim que mando fazer de novo, e reparo da frente exteriror da parte da rua que se achava medonha, serám prin-cipiadas sem pêrda de tempo, e a este effeito tenho fallado ao Architecto principal da Cidade de Londres para as dirigir; e descance V Exa que farei tudo que permittirem estes estes Concertos parciaes, e insufficientes. Emquanto ás Gazetas que tem faltado nessa Secretaria, como V Exa me diz, depois do mez de Janeiro; devo informar a V Exa, para que chegue ao conhecimento do Illmo e Exmo Snr Martinho de Mello e Castro, que por Ordens expressas de Sua Magestade datadas de 12 de Novembro de 1791. se transmittem os London-Chronicles, e os Couriers de Londres, por via desta Posta Geral ao Snr Luiz Pinto de Sousa, para deste modo poderem chegar a essa Corte, com a maior brevidade, e até poupar-se muito nas Despesas desta Secretaría. E isto poderá Sua Exa ahi verificar para para dár-me as Suas ordens, cazo de dever eu alterar este mesmo methodo ultimamente adoptado. E ficando dezejando o gosto de abraçar a V Exa, lhe pesso me sempre as Suas bóas noticias, e muito em que me empregue no seu serviço, tendo a honra de ser

De Vossa Exa O mais fiel Venor mto obgdo e obde Creado. Cypriano Ribeiro Freire Londres 21 de Março de 1792.

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textRepresentação em textoWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases