PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR0294

1698. Carta de André Bernardes, religioso, para Luís de Sousa, arcebispo de Braga.

ResumoO autor pede desculpa ao arcebisco de Braga pela demora na resposta, mencionando também a resolução de uma questão.
Autor(es) André Bernardes
Destinatário(s) Luís de Sousa            
De Portugal, Coimbra
Para Portugal, Braga
Contexto

No presente processo discutia-se se a Igreja de São Cosme do Vale era de concurso e colação ordinária ou se da Câmara ou Mesa Eclesiásticas, à luz do Direito Canónico. Em causa estava a apresentação e colação dos beneficiados: após o Concílio de Trento, os beneficiados paroquiais passaram a ser providos em concurso. Perante a dúvida colocada, o arcebispo ordenou que os arquivos fossem consultados, nomeadamente, os da Sé, no tocante à igreja em questão e às verbas ali arquivadas.

Suporte meia folha de papel não dobrada, escrita no rosto.
Arquivo Arquivo Distrital de Braga
Repository Relação Eclesiástica
Cota arquivística Processo 624
Fólios 24r
Socio-Historical Keywords Maria Teresa Oliveira
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Catarina Carvalheiro
Contextualização Ana Leitão
Modernização Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2015

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

R 8 de Mayo de 1698

Meu ser Espero q V Illma tenha passado esta festa alegre, e com aquella perfeita saude q lhe dezejo.

Não me tenha V Illma em conta de mao correspondente porq ainda mal q foi tão justificada a cauza desta min-ha dillação, porqto ainda q logo dis-pois q esta carta de V Illma me che-gou vi estes papeis, e principiei a rezo-lução delles, pa remetella logo, em o cor-reio seguinte, me impedirão huas çe-zois q me obrigarao à estar de cama desde então ate gora em q os Medicos me dão ja licença pa começar a sair fora. A duvida comuniquei com Ma-noel da Costa, e não discrepamos da rezolução que vai com esta q nos pareçe indubitavel, nem achamos fundamto aos Menistros q resolverão o Contro V Illma seguira o q melhor lhe pareçer, e não duvidara da vonte com q dezejamos procurar o melhor acerto.

E veja V Illma se pa servilo posso ter mais algũ prestimo, e deme com q lhe obedeça pois sabe a vontade com q o dezo fazer Gde Ds a V Illma Coimbra 26 de Abril de 698

maior Ao e servor de V Illma Andre Bernardes

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textRepresentação em textoWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases