PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

PSCR1304

[1624]. Carta de autor não identificado para destinatário não identificado, possivelmente um membro da Inquisição de Évora.

ResumoO autor pede misericórdia para a portadora da carta.
Autor(es) Anónimo463
Destinatário(s) Anónimo464            
De Portugal, Beja, Vidigueira
Para Portugal, Évora
Contexto

Dentro do fundo do Tribunal do Santo Ofício existem as coleções de Cadernos do Promotor das inquisições de Lisboa, Évora e Coimbra. O seu âmbito é principalmente o da recolha de acusações de heresia. A partir de tais acusações, o promotor do Santo Ofício decidia proceder ou não a mais diligências, no sentido de mover processos a alguns dos acusados. Denúncias, confissões, cartas de comissários e familiares e instrução de processos são algumas das tipologias documentais que se podem encontrar nestes Cadernos. Quanto ao crime nefando e à solicitação, são culpas que não estão normalmente referidas nestes livros.

Suporte uma folha de papel dobrada, escrita na face.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Évora
Cota arquivística Livro 210, 4.º Caderno do Promotor
Fólios 444r
Online Facsimile http://digitarq.dgarq.gov.pt/details?id=4659986
Socio-Historical Keywords Tiago Machado de Castro
Transcrição Tiago Machado de Castro
Revisão principal Catarina Carvalheiro
Contextualização Tiago Machado de Castro
Modernização Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2015

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Meu Irmão e sor o portador desta he hua molher pobre e ben nessecitada de tudo e sobretudo de falta de entendimto pello q neciamte dixe hua palavra q enfim he blasfemia e caso da enquerição; nesta visita q o Arcebispo agora mandou faser vai culpada desta palavra por duas testemunhas, a qual dixe estando fora de seu sentido, ou bebada Mandoa se va acusar a esse tribunal; ja isto vollo pesso meu irmão a mandeis por hu criado vosso a casa do sor inquezidor mais velho, pedindolhe da minha parte queira uzar de mizericordia esta pobre, pois tem o marido entrevado en hua quama e q olhe a simplicidade q esta palavra foi dita; he obra de Mizericordia, e tirei esta molher de faser hu dizatino; esta podeis mandar mostrar ao sor inquezidor desta Assumpcão da vidigueira oje 21 de 8bro

d alorna

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textRepresentação em textoWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases