PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Representação em facsímile

1660. Carta não autógrafa de Pantaleão Francisco de Figueiredo para Simão Jácome da Veiga.

ResumoPantaleão escreve a Simão sobre o crime de bigamia de Gonçalo Rangel.
Autor(es) Pantaleão Francisco de Figueiredo
Destinatário(s) Simão Jácome da Veiga            
De América, Brasil, Pernambuco
Para Portugal, Porto
Contexto

O réu deste processo é Gonçalo Rangel, natural da freguesia de São Cosme de Besteiros, Porto, e residente, à data do processo, em Pernambuco, Brasil. Casou-se no Porto com Antónia Carreira, mas mais tarde envolveu-se num crime: incendiou as casas do abade de Besteiros. A pena por este crime foi o degredo para o Brasil. Em Pernambuco, afirmou ser solteiro, mudou o nome para Gonçalo de Sousa Rangel e tornou a casar com Maria de Brito, viúva, estando a sua primeira mulher viva. Gonçalo Rangel confessou as suas culpas neste caso de bigamia, tendo sido condenado a cinco anos de degredo para as galés, a ser açoitado pelas ruas públicas e a cumprir penitênicas espirituais.

Suporte uma folha de papel dobrada escrita no rosto do primeiro fólio e no verso do segundo, onde se encontra o sobrescrito.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Tribunal do Santo Ofício
Fundo Inquisição de Lisboa
Cota arquivística Processo 2686
Fólios 16r e 17v
Transcrição Ana Rita Guilherme
Revisão principal Rita Marquilhas
Contextualização Ana Rita Guilherme
Modernização Catarina Carvalheiro
Anotação POS Clara Pinto, Catarina Carvalheiro
Data da transcrição2008

Page 16r

Sor Simião Jacome da veiga Pas Christe prenãobuco 8 de Setenbro 1660 anos

En o navio de mel monteiro tive hũa de Vm q estimei p sabre da saude de Vm q premita deos Senpre Seja Como Vm dezeja e iu Con a Saude q deos me der Senpre estara pronta ao Servisso de Vm estimo iren os papeis a gosto de Vm Precurei pelo omem q Vm na çua me aviza q se chamava gonssalo Rangel e agora Chamasse gonssalo de Souza Rangel o tal homen Cazou en Sirinhaem Con hũa veuva q Chamão messia de brito filha de dos frz Vyegas q Vm deve Conheser o sor Simião Vieira lhe Sahio os banhos dizendo por Sua via mandara fecho de aSucre a Sua mulher e q era Viva e Como Se chamava deiu hũa Sentenssa por onde não era cazado e deiu fianssa a mandar vir os banhos e q era filho da Sidade do porto bautizado em São nicolao filho de fulano de Souza orives o Vigairo geral esta esperando os banhos pa o mandar prezo Vm farra nisto o q lhe pareser a quein deos gde etc

menor Cro de Vm Pantaleão frco de fgdo


Representação em textoWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases