PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Representação em facsímile

1830. Carta da Viscondessa de Juromenha, [Maria da Luz Willoughby da Silveira], para Manuel Monteiro da Fonseca Quaresma, juiz do crime.

ResumoA autora informa o destinatário sobre um roubo feito em sua casa. Faz também uma estimativa do valor dos bens roubados: duas pistolas de algibeira que valeriam três a quatro moedas.
Autor(es) Maria da Luz Willoughby da Silveira
Destinatário(s) Manuel Monteiro da Fonseca Quaresma            
De Portugal, Lisboa, Junqueira
Para Portugal, Lisboa, Santa Catarina
Contexto

José Aldarde e João Frederico, ambos de nacionalidade alemã, foram presos por se encontrarem a discutir na rua. João Frederico acusou José Aldarde de ter na sua posse as pistolas que pertenciam à viscondessa de Juromenha e insultou o guarda, pretendendo lançar mão de uma arma. Porém, testemunhou o acusado, relojoeiro de profissão, que já tinha restituído as pistolas à viscondessa, em cujo palácio vivia o acusador.

Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fundo Feitos Findos, Processos-Crime
Cota arquivística Letra J, Maço 173, Número 55, Caixa 458, Caderno [3]
Fólios [3]r
Socio-Historical Keywords Rita Marquilhas
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Rita Marquilhas
Contextualização Leonor Tavares
Modernização Rita Marquilhas
Data da transcrição2007

Page [3]r

Illmo Snr

Respondendo á mui atencioza carta que V Sa me derige, para o fim de enformar a V Sa sobre o vallor de hum roubo que me foi feito, por hum sugeito Alemão, que se dezia sarralheiro, e Relojoeiro de hum pár de pistollas de Algibeira, em huma caxa, com os seus competentes petreixos; cumpreme dizer a V Sa que havendo eu dado a concertar as ditas pistollas ao tal Alemão, elle depois de as ter concertadas, e de se achar pago do concerto, as levou dizendo héra para brocar, e polir a forma das ballas, e desde então não voltou mais a restituillas. Sube dias depois, que elle fôra prezo e que muitas outras pessoas se queixávão, de elle as ter roubado, e não tenho porceguido neste negocio, porque não desejo ser parte ao homem; nesta inteligencia, direi a V Sa que o roubo que elle me fez, o estimo no vallor de trez a quatro muedas. tudo quanto se me offerece dizer a V Sa sobre este particular. Deos guarde a V Sa Junqueira 17 de maio de 1830

Viscondessa de Juromenha Illmo Snr Juiz do Crime do Bairro de Sta Catharina, Manoel Monto da Fonca Quaresma


Representação em textoWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases