PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Representação em facsímile

[1651]. Carta não assinada, atribuída a Manuel Cordeiro, para os Inquisidores de Lisboa.

Autor(es)

Manuel Cordeiro      

Destinatário(s)

Inquisidores de Lisboa                        

Resumo

O autor dirige-se aos inquisidores fazendo acusações de corrupção dentro dos cárceres do santo ofício.
25r < Page 25v

VSas logo no ajustado das inquirições que tudo foi obra obra sua: que o que não he sobornado e advertido, não se ajusta tanto com os artigos, e fação VSas este reparo, nestes proçessos e acharão o q digo.

Jorge dias brandão com o sobrinho q esta em roma antes de se hir forão a viana, a fazer a comfirmação de suas judiarias, Lisboa esta ardendo em herezias. A molher de Dute da silva falando mil desavergonhamentos, sobre os secretos, e proçedimtos do sto offiçio, os forras fazendo alarde de que o silva, e toda sua gente estão despachados livres, e que não hão de sahir em auto publico por vertude de hum decreto de el rei, acudão VSas a estes desavergonhamentos castiguem insolentes atrevidos pa exemplo dos futuros, conheção os forras e os mais, que não podem permaneçer suas maldades contra a pureza do sto offiçio, este horrendo secretareo, e galeote paguem tão desatinadas desordens.

Peçasse conta a ferndo miz e a ferndo roiz villa real, fo de gpar roiz villa real das duas moças que sahirão do santo offiçio que parecendolhe a hum e outro não estavão ainda seguros, as enviarão não sei pa donde: e seja notorio a VSas que tudo quanto digo neste papel he verdade e o juro aos santos evangelhos e o ratefico plo santissimo sacramento do altar, e plas tres pessoas da santissima trindade e se ouver mais couzas que me lembrem protesto fazer, a mesma advertençia descarregando minha conciençia ds gde as pessoas de VSas pa confuzão de hereges, e perseguidores de nossa sta fee chatolica. de hum seloso servo do sto offiçio.



Representação em textoWordcloudManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases