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Maarten Janssen, 2014-

Linhas do facsímile

1614. Carta de Lourenço de Lencastre, bispo de Leiria, para Gaspar Lopes de Morais, licenciado e tesoureiro na sé de Elvas.

ResumoO autor saúda o destinatário e pede que ele lhe aconselhe um bom letrado.
Autor(es) Lourenço de Lencastre
Destinatário(s) Gaspar Lopes de Morais            
De Portugal, Lisboa
Para Portugal, Elvas
Contexto

Após a revolução Setembrista e a subsequente reforma do ensino, o estado liberal centralizou o ensino artístico juntando artistas das Belas Artes e artistas das Artes Fabris. A criação da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa surgiu nesse contexto: foi criada a 23 de outubro de 1836 e inaugurada em 1837. Funcionou, desde então, no extinto Convento de São Francisco, onde dispunha também de uma biblioteca com milhares de volumes. Ao longo dos anos, a Academia foi sofrendo algumas alterações, mas manteve sempre um forte pendor cultural, pedagógico e honorífico. Das atividades da Academia constam não só a formação de novos artistas como a atribuição de prémios e bolsas de estudo e a publicação de obras de grande interesse como Os Primitivos Portugueses e O Manuelino de Reinaldo dos Santos ou a revista Belas Artes.

A documentação pertencente a este fundo diz respeito, na sua maioria, a aquisições feitas pela instituição ou documentação relativa ao próprio funcionamento da mesma. No entanto, as cartas particulares recolhidas fazem parte de uma documentação cedida à instituição a 13 de junho de 1902 por António Tomás Pires (1850-1913), etnógrafo, escritor, secretário municipal de Elvas, investigador e delegado correspondente da comissão dos Monumentos Nacionais muito interessado nas tradições populares portuguesas. O acervo é composto por documentação de vários séculos (século XVI a século XIX) e reúne documentos recebidos pelos vogais da instituição e enviados ao presidente da Comissão Executiva do Conselho Superior dos Monumentos Nacionais, entre os quais cartas familiares e privadas.

Suporte uma folha de papel dobrada, escrita na primeira face e com o sobrescrito na última.
Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa
Fundo Documentos Oferecidos
Cota arquivística maço 2
Fólios 223r
Online Facsimile http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4612220
Socio-Historical Keywords Maria Teresa Oliveira
Transcrição Leonor Tavares
Revisão principal Raïssa Gillier
Contextualização Leonor Tavares
Modernização Raïssa Gillier
Anotação POS Raïssa Gillier
Data da transcrição2016

Page 223r

[1]

As minhas occupações assi de Receber vesitas como de negoçio não me

[2]
deixão tempo pera poder cumprir outras obrigações.

[3]

Os dias passados recebi huã Carta sua q folguei de ver por saber q

[4]
ficava saude e toda essa casa conservea nosso sr por muitos annos
[5]
como eu desejo, vi aquellas lembranças de q me fes m o sor
[6]
corregedor e as estimei em mto poderlhe assegurar q se não saberá
[7]
isso nunqua e q estão trasladadas, e as suas rotas, e q se ouver
[8]
occasioes em q o eu possa servir q o farei de muy boa vontade

[9]

De Campo maior me escrevem poucas veses aviseos como

[10]
tenho saude graças a Ds, ou se acabarão aqui as diligençias
[11]
pa Roma espero q não de oje a outo dias e como Ellas partirem breve
[12]
mente me partirei eu pa Leiria e porq o tpo não da lugar pera
[13]
mais nosso sr Ge Lxa 27 de Septembro 614
[14]
tenho necessidade de bom letrado letrado
[15]
e exercitado se por la souber de algũ aviseme, porẽ
[16]
não publique isto
[17]

[18]
O Bpo de leiria

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