Menu principal
Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-
Resumo | O autor dá notícias ao destinatário sobre assunto relativo ao provimento do seu afilhado, justifica o atraso na resolução desta questão e declara a sua sincera amizade. |
---|---|
Autor(es) | Baltazar António Sinel de Cordes |
Destinatário(s) | João António de Sequeira |
De | Portugal, Lisboa |
Para | S.l. |
Contexto | Após a revolução Setembrista e a subsequente reforma do ensino, o estado liberal centralizou o ensino artístico juntando artistas das Belas Artes e artistas das Artes Fabris. A criação da Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa surgiu nesse contexto: foi criada a 23 de outubro de 1836 e inaugurada em 1837. Funcionou, desde então, no extinto Convento de São Francisco, onde dispunha também de uma biblioteca com milhares de volumes. Ao longo dos anos, a Academia foi sofrendo algumas alterações, mas manteve sempre um forte pendor cultural, pedagógico e honorífico. Das atividades da Academia constam não só a formação de novos artistas como a atribuição de prémios e bolsas de estudo e a publicação de obras de grande interesse como Os Primitivos Portugueses e O Manuelino de Reinaldo dos Santos ou a revista Belas Artes. A documentação pertencente a este fundo diz respeito, na sua maioria, a aquisições feitas pela instituição ou documentação relativa ao próprio funcionamento da mesma. No entanto, as cartas particulares recolhidas fazem parte de uma documentação cedida à instituição a 13 de junho de 1902 por António Tomás Pires (1850-1913), etnógrafo, escritor, secretário municipal de Elvas, investigador e delegado correspondente da comissão dos Monumentos Nacionais muito interessado nas tradições populares portuguesas. O acervo é composto por documentação de vários séculos (século XVI a século XIX) e reúne documentos recebidos pelos vogais da instituição e enviados ao presidente da Comissão Executiva do Conselho Superior dos Monumentos Nacionais, entre os quais cartas familiares e privadas. |
Suporte | meia folha de papel não dobrada escrita no rosto. |
Arquivo | Arquivo Nacional da Torre do Tombo |
Repository | Academia Nacional de Belas Artes de Lisboa |
Fundo | Documentos Oferecidos |
Cota arquivística | maço 1 |
Fólios | 114r |
Online Facsimile | http://digitarq.arquivos.pt/details?id=4612220 |
Socio-Historical Keywords | Catarina Magro |
Transcrição | Leonor Tavares |
Contextualização | Leonor Tavares |
Modernização | Catarina Magro |
Data da transcrição | 2016 |
Page 114r |
[1] |
|
---|---|
[2] | |
[3] | |
[4] | |
[5] | |
[6] | go |
[7] | |
[8] | |
[9] | |
[10] | |
[11] | ceras |
[12] | |
[13] | bem |
[14] | tos |
[15] | |
[16] | |
[17] | |
[18] | |
[19] |
Representação em texto • Wordcloud • Representação em facsímile • Pageflow view • Visualização das frases