PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS5121

1819. Cópia de carta de Amâncio José Pinto Lobato para Paulo José Pinto Lobato, seu pai.

ResumoO autor confessa-se culpado a seu pai de um esquema de extorsão em que se envolvera.
Autor(es) Amâncio José Pinto Lobato
Destinatário(s) Paulo José Pinto Lobato            
De S.l.
Para S.l.
Contexto

Uma carta de Amâncio José Pinto Lobato, dirigida a seu pai, Paulo José Pinto Lobato (a CARDS5121), e as declarações deste último, alegado autor das cartas, revelaram que a CARDS5119 e a CARDS2120 eram falsificações destinadas a extorquir bens a um mercador da Rua Augusta, José Afonso de Oliveira, e a António Joaquim de Oliveira. Paulo José Pinto Lobato afirmou ter conhecimento de outras cartas semelhantes escritas em seu nome, destinadas a pessoas das suas relações, e reconheceu que as assinaturas tinham sido feitas por seu filho, sendo as cartas forjadas em conluio com outros, provavelmente Rafael Francisco Vasques, sargento do Batalhão de Artífices Engenheiros, com o quem o seu filho mantinha contacto, e José Maria dos Santos, réu do processo. José Maria dos Santos, barbeiro, foi condenado ao degredo no Maranhão, no Brasil.

Arquivo Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Repository Casa da Suplicação
Fundo Feitos Findos, Processos-Crime
Cota arquivística Letra J, Maço 234, Número 30, Caixa 610, Caderno [2]
Fólios [29]r-[30]v
Transcrição José Pedro Ferreira
Revisão principal Rita Marquilhas
Contextualização José Pedro Ferreira
Data da transcrição2007

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Meu Pay

Isto que faço para dar Satisfação a certa parte aonde estou alcançado porem tudo pella minha cabeça, e como não Não tenho outro recurso rompo neste excesso que o nam farei fora de Caza: Não se pense quem será o Culpado porque somente sou eu, e athe mesmo se julgarem de huma pessoa daqui perto he tudo falço pois que athe Athe nam lhe devo dinheiro, mas athé empenhado tenho o seu cordão, portanto vou seguir a minha sina porem creia que o não hei- de envergonhar, e deiteme a sua benção pois sempre sou Seu

Seu filho = Amancio Em cinco de Abril de mil oitocentos e dezenove

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases