PT | EN | ES

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

CARDS5015

1822. Carta de António Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque para um conjunto de oficiais revoltosos.

Autor(es)

António Francisco de Paula de Holanda Cavalcanti de Albuquerque      

Destinatário(s)

Anónimo574                        

Resumo

O autor responde e garante aos destinatários que se vai encarregar de uma participação ativa na contestação ao governo de Macau e às suas medidas em relação ao exército.
O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

Meus Honrados e Briosos Camaradas

Acabo de receber a carta de VSas em que me convidão a fazer causa comum na recuperação dos direitos menos-cabados da Officialidade do nosso Batalhão. Este convite me he tanto mais lisongeiro quanto corresponde ao conceito que sempre fis de que não erão ainda extinctos os sentimentos de brio na corporação do Bam Mas seja-me permittido lembrar a VSas que o requerimento que acompanhou a carta he hum objecto acessorio, e que representaçoens mais eficases e de muito maior ponderação tem esta coporação a faser. A nomeação arbitraria, em que se introdusio a Governança, de hum chefe para este Batalhão he hüa accão que em tempo mmo do despotismo, jamais os Officiaes da Corporação deixarão de reclamar. Esta he a primeira representação em que esta corporação deve insistir; e ja que ella me pede a minha cooperação, eu me encarrego de lhe apresentar, com a maior brevidade, o esboço dessa representação. Em expressoens de cumprimentos não he que eu desejo mostrar a VSas os meus sentimentos: manifestalos na pratica são os desejos do camarada de VSas Ilmos Snrs Officiaes do Bam Do Princepe Regente

Macau 6 de Sbro de 1822 António Franco de Paula e Hollanda Cavti d' Albuquerque

Legenda:

ExpandedUnclearDeletedAddedSupplied


Guardar XMLDownload textWordcloudRepresentação em facsímileManuscript line viewPageflow viewVisualização das frases