PT | EN | ES

Main Menu


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

Sentence view

1795. Carta de Cipriano Ribeiro Freire, ministro plenipotenciário, para Dom João de Almeida de Melo e Castro, diplomata.

Author(s) Cipriano Ribeiro Freire      
Addressee(s) João de Almeida de Melo e Castro      
In English

News letter from Cipriano Ribeiro Freire, plenipotentiary minister in Philadelphia, to Dom João de Almeida de Melo e Castro, the Portuguese plenipotentiary minister in London.

The author sends news of his health and that of his wife, gives political news of the United States and asks for European ones..

João de Almeida de Melo e Castro (1756-1814), the 5th Count of the House of Galveias, was a Portuguese diplomat who, given the pluri-continental nature of the monarchy he represented, had to be very subtle, while dealing with foreign powers, in the management of the resulting Portuguese political ambiguity. He was a plenipotentiary minister in London, the Hague and Rome and an ambassador in Vienna. After 1801 he had different government functions: foreign affairs minister, war minister, navy and overseas minister. He had also several honorary titles. He married Dona Isabel José de Meneses but they had no children, so the 6th Count of Galveias was his brother Francisco (1758-1819).

If there is no translation for the letter itself, you may copy the text (while using the view 'Standardization') and paste it to an automatic translator of your choice.

Text: -


[1]
Illmo e Exmo Snr
[2]
Meu Amigo e Sr do meu maior respeito e venam. Falto na presente conjunctura de via directa para remetter destes Estados Unidos os meus Officios para a Corte, espero que V Exa me desculpe o incommodo que lhe dou com as duas cartas inclusas, que lhe supplico de expedir com os seus Despachos para Lisboa.
[3]
De Halifax recebi ultimamente im-formação, de que o Cão da casta de Newfound-land, que devia ser remettido a V Exa, saltára de bórdo ao már no momento em q o paque-te que o levava se fazia á véla;
[4]
mas ac-colhendo-se a terra a salvamento, julgo q foi mandado pelo seguinte, e q a estas horas se achará em Falmouth, com re- recommendação a Mr Fox de o enviar logo com todo o cuidado a V Exa.
[5]
- Mme Freire dezeja saber que elle agradasse a V Exa, e correspondesse ás instantes recommendações que fez para que V Exa ficasse satisfeito;
[6]
mas se assim não succeder, com seu avizo, procuraremos que outro.
[7]
Ella me en-carrega de fazer-lhe mil expressons, e de se-gurar-lhe que sente não poder gozar das suas magnificas Assembléas em Londres;
[8]
tem passado bem incommodada neste verão com os extremosos calores, e mudanças re-pentinas deste clima;
[9]
e eu fico mal conva-lescido das febres q tenho soffrido,
[10]
e he a segunda vez q pégo na penna depois que fui fui sangrado.
[11]
Novidades politicas não sam de esperar de Philadelphia;
[12]
essa Corte que he o centro das Negoceaçoens actuaes de toda a Europa, e de todo o mundo, he que as fornece interessantes, e aqui se esperam sempre com a maior in-paciencia.
[13]
O Tratado de Commercio com a G B, Ratificado -condicionalmente por este Presidente, he sempre o alvo a q atiram os anti-fideralistas e Democratas;
[14]
e o caracter, e qualidades unicas e as mais res-peitaveis, do General Washington, podem resistir invulneraveis a tão incessantes attaques.
[15]
- Mas receio muito as Decisoens da Camera dos Representativos, quando este Tra- Tratado lhe venha a ser apresentado, para que o Congresso passe os Actos q póssa requerer.
[16]
Esta Capital tem escapado das Febres- ama-réllas;
[17]
porem em Nova York ha febres- epidemi-cas (q não querem reconhecer por amaréllas) que obrigáram o Governador deste Estado a defender toda a Communicação com a dita Cidade.
[18]
Goze V Exa sempre de perfeita sau-de, com as felecidades que sinceramente lhe deseja quem he
[19]
De V Exa O mais obgdo Venor Amo e obede Creado. Cypriano Ribeiro Freire Philadelphia 13 de Setembro de 1795.
[20]
Illmo e Exmo Sr Dom João de Almeida de Mello e Castro.

Edit as listText viewWordcloudFacsimile viewManuscript line viewPageflow view