CRV74

Vila do Corvo, excerto 74

LocalidadeVila do Corvo (Corvo, Horta)
AssuntoO cesteiro
Informante(s) Feliciano
InquéritoALEPG
Ano do inquérito1979
Inquiridor(es)João Saramago
TranscriçãoSandra Pereira
RevisãoAna Maria Martins
Anotação POSSandra Pereira
Anotação sintáticaSandra Pereira Márcia Bolrinha
LematizaçãoMárcia Bolrinha

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INF O vime é [vocalização] é cortado na Primavera. [vocalização] O que quer o vi-, o [vocalização] fazer o [vocalização] o cesto branco, [pausa] planta o vime quando quando é cortado, e quando é para diante, em Julho, por exemplo, o vime cobriu-se de folha e [vocalização] e larga a casca. A gente descasca o vime; depois então faz-se então o cesto, ou a sebe, ou o que é o que se precisa. E o que não quer O que quer o cesto preto corta e e faz quando ele co- começa a secar. Porque fazendo o cesto com ele verde, [pausa] nunca o cesto fica bom. Porque [vocalização] o vi- o vime está verde, quando vem o cesto a secar, o cesto fica molencão, não se aguenta. Ne- Nem se pode acalcar bem. E Mas ele o bom do vime preto agora n- não disso era: as casas, muitas não tinham chaminé, era um um fumeiro, como a gente lhe chamava. Eram agora: como é da chaminé para não tinha não tinha sobrado por cima.

INQ Sim.

INF Ficava tudo aberto até acima. O fumo da cozinha saía para cima. E E o vime, o vime era cortado e [vocalização] e deitava-se ao fumo. Estava no fumo até para diante, Agosto, Setembro. Quando era nesse tempo [pausa] deitava-se na água salgada. Ele estava três semanas na água salgada. E [vocalização] E fazia-se então ou ou a sebe, ou o cesto, ou o co- ou o que se precisava e o que o vime dava. Eram então melhores do que estes que se fazem agora verdes.

INQ Rhum-rhum.

INF O [vocalização] vime era bom de trabalhar e o cesto era mais resistente, aguentava mais tempo. Estes ele dá-lhe caruncho. Mas ele não fumo. [pausa] O [vocalização] E também não se precisa de cestos. não se usa estrume, nem nem se tem milho. Para que eles querem cestos e sebes?! [pausa] É bem boa vida!


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases