INQ1 E um que se põe de pé na árvore e que com o bico…
INF [vocalização] É [vocalização] o papa-formigas.
INQ2 Rhum-rhum.
INQ1 Hum…
INF Não é bem o papa-formigas, ele tem outro nome.
INQ2 É aquele que está sempre… Mas aqui chamam papa-formigas? Está assim sempre a bater na madeira?
INF [vocalização] Ele está assim, está a bater na madeira que é para a formiga saltar. Depois estende a língua [pausa] e elas apanham-no e ele pumba!
INQ1 Rhum-rhum.
INQ2 Sim senhor.
INF Que batem na madeira que é para a formiga…
INQ1 Portanto, é um assim?
INF É mais ou me-. É isso, mas…
INQ1 Pois. Não há nada que chame aqui o pe-, ou peto ou pa-, picapau? Não?
INF É o picapau, isso mesmo. É isso mesmo. É o picapau.
INQ1 Mas é… Mas aqui também chama papa-formigas ou não?
INF Não.
INQ1 Não? Papa-formigas é outra coisa.
INF Papa-figo Papa-formigas [vocalização], damos-lhe nós o nome porque…
INQ2 Mas é este?
INF Eu, por exemplo, sei. Sei que é isso.
INQ2 Mas é a este que dão o nome de papa-formigas?
INF Sim, sim. É o picapau.
INQ2 A nós… A nós interessa-nos mais saber como é que se chama aqui. O picapau é o nome
INQ1 Que há por todo o lado, não é.
INQ2 que vem nos livros e isso. Agora aqui é papa-formigas.
INF Pois. Não, nós aqui não lhe damos nome p-… Damos-lhe o nome de picapau. Eu é que digo que é o papa-formigas porque tenho conhecimento disso.
INQ2 Ah!
INQ1 Ah!