INF1 Isto era a tábua que vinha daqui aqui, [pausa] o pau. Aqui, [pausa] a tábua pregava aqui. [pausa] Vá, que era assim… O pau estava assim…
INQ Portanto ela terminava ali naquela coisa…
INF2 Ma- Mas deve passar este risco para ali, porque isto era a tábua.
INQ Pronto, mas isso…
INF1 Ela lá depois lá compõe. Ela está a perceber, está a perceber…
INQ Isto aqui é que eu não sei como é que é.
INF2 E isto é E isto é o pio que ia piar os milhos e a tábua te- [pausa] tem que chegar mais aqui adiante um bocadinho.
INF1 Que a tábua é esta…
INF1 Mas [vocalização] depois elas lá compõem que eu estou com pressa. [vocalização] Que ele vem aí o meu filho e ele quer comer. A, a tábua era com- Por exemplo, o esta tábua, o pau [pausa] era aquele que vinha assim, e a tábua era pregada [pausa] em cima do pau.
INF2 Em cima do pau…
INF1 E depois ia ao para diante e aqui, era furada. Tinha assim [pausa]
INQ No meio.
INF1 um encaixe assim, assim, ó, [pausa] assim – vá que é um supor – [pausa] assim.
INQ Sim, sim senhor…
INF1 Assim um buracoe daqui.
INQ É que saía o tal pau…
INF1 O A tábua tinha assim um buraco – vá que é um supor – e depois ia daqui ao para baixo, assim, um coiso.
INQ Este coiso?
INF1 Isso. Da-Encaixava assim. A tábua [pausa] estava assim.
INQ Sim, já percebi.
INF1 E depois [vocalização] ia assim ao para baixo, assim, assim coiso, e depois no fundo formava
INQ O tal pião.
INF1 um tal pião, que era para apanhar os milhos. Está a compreender?