PIC07

Bandeiras, excerto 7

LocalidadeBandeiras (Madalena, Horta)
AssuntoA casa de habitação
Informante(s) Carina
InquéritoALEPG
Ano do inquérito1979
Inquiridor(es)Manuela Barros Ferreira
TranscriçãoSandra Pereira
RevisãoAna Maria Martins
Anotação POSSandra Pereira
Anotação sintáticaSandra Pereira Márcia Bolrinha
LematizaçãoDiana Reis

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INQ E, e assim pratos de carne próprios daqui? O que é que se costuma guisar mais, é carne de vaca, carne de?

INF É a carne de vaca e também galinha. Olhe a senhora , ontem foi dia de Pão por Deus, eu não comprei vaca, com- guisei foi uma galinha. [vocalização] Estive-a amanhando e estive-a picando, fiz a minha de vinha-de-alhozinhos, estive-a rosando, e depois deitei-a dentro da panela de pressão com os seus temperinhos, estava consolando! Risos É assim. Tem que se fazer conta à vida. Não se pode chegar à carne da vaca, que ela está cara.

INQ E também mata porco?

INF Mato sempre um porquinho todos os anos. [pausa] Mato então sim senhora.

INQ Como é que faz as linguiças?

INF [vocalização] A gente pica aquela carninha dos lombos, dos quartos, das pazinhas e deitamos-lhe a nossa malagueta, os nossos alhinhos machucados, a nossa malagueta, e o seu vinagrinho, e o seu salinho. Vamos mexendo aquilo dois, três dias, de manhã e à noite, vai sempre se mexendo. E as [vocalização] tripinhas que é mesmo do porco, a gente mete-as caldeado com aquela carne para não ficar salgada, para ser saborosa. Acabante quatro, cinco diazinhos é que a gente enche a nossa linguiça. Põe-se nuns pauzinhos, na rua, a escorrer aquele sumo; e depois quando é ali à noite, a gente põe no nosso fumeiro, faz-se um lumezinho de baixo para ela enxugar. E depois vai-se fazendo a nossa sopinha, numa grelha, com a lenha, levam aquele calorzinho, vai-lhe dando aquele [vocalização] aromazinho pelo ar do calor, e é que ela vai enxugando. Acabante de oito dias, quinze dias, está rosadinha que é gosto de ver. Assim é que nós fazemos.

INQ E a senhora ainda tem fumeiro?

INF Ainda fumeiro.

INQ Mas não é em casa?

INF É. Ele o fumeiro então é dois pauzinhos que a gente põe. Ele é duas vergas e dois pauzinhos atravessados e vamos pondo a linguiçazinha estendida, ele quando se acende o forno ou se faz a sopinha. Porque ele nessa altura a gente não usa o fogão; faz-se é: uma grelha com a nossa lenha para dar aquele calor para enxugar a linguiça. Claro que o fogão não calor para enxugar a linguiça. Por isso é que a gente Com lenha é que a gente faz. É isto assim.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases