UNS25

Unhais da Serra, excerto 25

LocalidadeUnhais da Serra (Covilhã, Castelo Branco)
AssuntoOs cereais
Informante(s) Dimas Dídia
InquéritoALEPG
Ano do inquérito1997
Inquiridor(es)João Saramago Gabriela Vitorino
TranscriçãoSandra Pereira
RevisãoAna Maria Martins
Anotação POSSandra Pereira
Anotação sintáticaMélanie Pereira
LematizaçãoDiana Reis

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INF1 Por exemplo, Agosto, e assim, é que ele, mais ou menos nesse tempo, é que então faziam a malha. E depois se acaso era muita a quantidade, iam, por exemplo, quatro ou seis homens. [pausa] Se eram seis, três de cada lado, a malhar; se eram oito, quatro dum lado e quatro do outro, com os manguais então a malhar o pão. Do mesmo feitio. A espiga tudo para o mesmo lado, como é que é assim em escama, [pausa]

INQ1 Rhum-rhum.

INQ2 Rhum-rhum.

INF1 a fazer escama, a espiga toda assim: uma aqui, outra um bocadinho mais baixo, outra mais abaixo. o podiam pôr um bocadinho mais basto porque a força era muita a malhar.

INQ2 Pois.

INF1 Portanto, estavam quatro daqui e quatro dalém. Eu até tinha um mangual, parece que o dei para o rancho, ou não sei quê.

INF2 Deram ao nosso Diódoto, o seu neto.

INF1 Ai, deu esse? Eu tinha muita força para malhar. [pausa] Por exemplo, se os homens eram mais somenos, e uns mais fracos e outros mais fortes, [vocalização] controlavam.

INQ2 Rhum-rhum.

INF1 Dois para aqui, mais fortes; dois para além, mais fracos.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases