R&D Unit funded by

VPA42

Vila Praia de Âncora, excerto 42

LocationVila Praia de Âncora (Caminha, Viana do Castelo)
SubjectO porco e a matança
Informant(s) Agesilau
SurveyALLP
Survey year1985
Interviewer(s)João Saramago Gabriela Vitorino
TranscriptionSandra Pereira
RevisionErnestina Carrilho
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF Ainda no Antes do Natal, fui eu e a minha mulher, às duas matanças de porcos da minha filha. Fomos dua- E quem fez o sa- a comida o, cha- nós aqui chamamos sa- sarrabulho , quem fez o sarrabulho foi a minha mulher! Ai! Pelo acaso, não é por gabar a minha mulher, mas a minha mulher foi cozinheira. Eu, quando casei, a minha mulher era cozinheira de servir! A minha mulher era cozinheira de servir quando na- namorava comigo num polícia n [vocalização] - destes polícias secretas, desses polícias não destes polícias que andam a re-, a investigar, a [vocalização] a descobrir roubos

INQ1 Da Polícia Judiciária?

INF Isso! A m- A minha mulher esteve , era cozinheira de cozinheira, ali no Porto! Esteve no Porto

INQ2 Então sabe bem de cozinha?

INF Sabe. Também foi cozinheira dum, dum dum casamento duma amiga. , . Foi ela também que [pausa] preparou tudo! Bem, ela [pausa] deu os planos. Quem estava a preparar era [vocalização] ajudantas. E a minha mulher foi agora, chamou chamou-a a minha filha q-. À uma, sabe preparar as carnes, que a minha filha não sabe. Nós fomos para preparar as carnes, as chouriças, isso tudo, não é? A minha mulher sabe. Por acaso essa essa é especial, até até a vizinhança [pausa] chama por a minha mulher para lhe preparar aquelas carnes, porque as carnes de porco [pausa] têm muita coisa que se lhe diga.

INQ2 Claro, claro. Para conservar e tudo.

INF Para conservar. E a minha mulher foi que fez o sarrabulho. Sabe quantas pessoas eram à mesa? Éramos vinte não eram muitas eram vinte e quatro pessoas à mesa. Para um sarrabulho, vinte e qua- É um Era um baptizado!


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view