INQ Olhe, quando há assim esses trabalhos como a ceifa, ou assim, quando de manhã iam para o trabalho, como é que se dizia? Olha…
INF [vocalização] Ao nascer do sol, às avé-marias. Às avé-marias.
INQ Às avé-marias.
INF Tocavam o sino…
INQ É a hora de quê?
INF Tocava o sino… Era o nascer do sol, é quando tocava o sino! Se a gente não estivesse à porta do patrão, para matar o bicho, para pegar no serviço, quando tocasse o sino, já, se não se chegasse lá cinco minutos depois de tocar o sino, já não pegava ao serviço. Ao nascer do sol!
INQ Portanto, diz-se pegar?
INF Era.
INQ Quando começam de manhã é pegar?
INF Era. Ele ao tocar do sino tinha que estar à por- à porta do patrão, ao nascer do sol. Era as avé-marias.
INQ Rhum-rhum. E depois à tarde, quando…
INF E depois ao meio-dia tocava… Ao meio-dia pelo sol – que é à uma e trinta e sete minutos [vocalização] por o pelo oficial –, tocava o sino outra vez para a malta ir almoçar, que era ao meio-dia pelo sol que se ia almoçar.
INQ Pois.
INF Ia [vocalização] jantar. Chamava-se isso jantar.
INQ Jantar!
INF Almoçar era ao era às nove horas, que era meia hora, ao almoço. Ao jantar, era a tal uma e trinta sete, que era meio-dia pelo sol, tocava o sino… Assim que tocava o sino, que o patrão não to-, não não desapegava a gente, dizia assim: "Olha que o sino já tocou"! Que era para roubar tempo depois à gente!
INQ Pois.
INF Em vez de a gente estar duas horas à sesta, a dormir a sesta, estava uma hora e quarenta minutos, ou quarenta e cinco… Roubava sempre um quarto de hora, dez minutos. Todos roubavam!
INQ Horrível!
INF Isso mandava sempre a gente a levantar ao trabalho. E, por exemplos, à noite tocava as avé-marias outra vez – que já era o pôr-do-sol, já não se via sol –
INQ Pois.
INF para a gente desapegar. [vocalização] Muitas das vezes, o patrão fazia conta que não ouvia. [vocalização] Ele depois começavam uns para os outros a dizer assim: "Eh pá, é preciso ir buscar um, um um candeeiro a casa, ou quê"? Já andávamos com o escuro, mesmo.
INQ Pois.
INF "É preciso ir buscar um candeeiro a casa"?
INQ E ele nada de…
INF E ele nada. E ele às vezes, então, dizia assim: "Eh pá, se está assim escuro, vamos embora"!
INQ Pois.