INQ E aquela coisa que serve para acender o lume? Para fazer lume?
INF1 Isso era as pinhas, ou então rama.
INQ Mas uma coisa que até se comprava, quem não tinha, tinha que comprar, o que era, para fazer o lume, em casa?
INF1 A gen- A gente aqui nunca precisou comprar [pausa] para acender o lume. A gente vai buscar aí mato, traz-se [vocalização] sargaços,
INF2
INF1 traz daros,
INF2 Urzes.
INF1 traz [vocalização] qualquer um. Qualquer qualidade de mato serve para para acender o lume.
INQ Não chamavam lenha?
INF1 Lenha é quando é já para queimar, que já não é para acender. Isso é já para fazer [pausa] fogo.
INQ Chamavam como, diga?
INF1 Lenha. Diz-se: "Vai-se buscar um feixe de lenha".
INF2 Lenha. Pode ser urzes, de qualquer maneira. Rasmono.
INF1 Pode [vocalização]… Não. Pode ser lenha de carrasco, ou de folha de farroba, farrobeira, pode ser de amendoeira.
INF2 Iscas, também.
INF1 Ah, mas isso é para acender. Agora para fazer fogo, para fazer fogo é de azinho…
INQ Pois e é isso. Para acender também, para acender como é que usam?
INF2 Isso está-lhe ela a procurar. Isso está-lhe ela a procurar.
INF1 Hã? Não. Hã?
INQ Como é que chamam a isso que serve para acender, que é assim aquelas mais pequeninas?
INF1 É [vocalização] acendalhas. É a acendalha.
INQ Sim senhor. Olhe, e, portanto, um homem vai, portanto, um traçador, tem um bocado grande, não é? Chama-lhe como, um bocado grande de árvore?
INF1 É um pedaço de [vocalização] pé.
INQ Chamam como, a esse bocado?
INF1 [vocalização] Um pedaço d- ou de azinho ou de [vocalização] … Tem aqui um um traço de azinho ou tem um traço de sobreiro ou tem de [vocalização] …
INQ Olhe, então pronto, pois. Então e ele depois mete uma coisa…
INF1 A serra, a machada, o machado?
INQ Sim. E faz o quê?
INF1 São Só para fazer rachas. Com o machado só para o que serve é para fazer rachas.
INF2 A rapariga quer saber de mais alguma coisa, eu posso-lhe dizer.
INQ Sim. É isso. [vocalização]
INF2 Há um podão, está a perceber? E antigamente havia uma porrada uma porrada como nós lhe alcançámos e havia um podão, está a perceber?
INF1 Isso é para limpar, isso é para limpar. Mas eu aqui não estava dizendo para limpar. Estava dizendo é [pausa] para traçar e para rachar.
INF2 É para limpar . Eu só me falta Eu só me falta saber ler.
INF1 Quando se pergunta para limpar é uma coisa.
INF2 Há quem compreenda o que eu quero dizer .
INF1 Pois, também eu compreendo o que tu dizes. Já sei o que é, que eu não te disse logo que era é para limpar? É quando um homem anda limpando uma oliveira ou uma amendoeira, tem o podão, por causa de ele chega a certas partes, ou corta para cima ou corta para baixo.
INF2 Estás a falar bem.
INF1 [vocalização] É [vocalização] .
INQ Já lá vamos a isso também.
INF2 Está a falar bem.
INF1 I- Isso que tu dizes também eu sei. Agora, o que a gente aqui estava a fa- a falar é: traçar o [vocalização] pé da árvore. Hoje, já têm um aparelho, a máquina, a serra eléctrica, que já não dá esse trabalho que dava antigamente. Antigamente, era com um serrote, um serrote de traçar, e [vocalização] ou então com uma machada. Com uma machada, com um machado!