INF O milho é que semeiam ao pé.
INQ Não há mais nada que semeie ao pé?
INF E tudo. Não?
INQ Não? É só?…
INF Não. [vocalização] Há, por exemplo, o feijão, mas é semeado ao covato.
INQ Como é que é assim?
INF Quer dizer, ao covato é com uma enxada.
INQ Ah!
INF Anda um homem espeta aqui, tudo, e anda uma mulher ao lado, tumba, a deitar a semente.
INQ Ah! Fica na mesma à …
INF Deitar a semente. Porque, às vezes, há bocados, [vocalização] uma horta – vamos por aqui –, uma horta, tem que se semear um bocado de milho, mas que semeamos milho e feijão. Por exemplo, este feijão da feijoca, de feijão… A gente cá chama feijão-de-santa-catarina.
INQ Rhum-rhum.
INF Não sei se aí é também [pausa] se não. E há aí feijão [vocalização]… O branco nunca se semeia com o milho, que o branco embarra muito. Semeia-se às vezes é no campo. E vai-se semear e a mulher traz um regaço com uma saia, aqui feito, faz assim duas partes. Uma está aqui [pausa] e outra vai aqui assim. É claro, aquilo é preso atrás, é entalado. E traz, dum lado traz o feijão e do outro lado traz o coiso.
INQ Rhum.
INF E vem com esta mão, tira daqui o feijão, com esta tira o milho, deita assim, e tumba, e deita. Semeia com as duas sementes [pausa] para dentro do covato e o homem vai acovatar com a enxada. Mas rápido!
INQ Rhum-rhum.
INF Portanto, faz com uma com uma saia faz aquilo. Faz Faz dois dois regaços. Aquilo depois a saia conjunta aquilo faz um rabicho atrás, prende, e aquilo está… Enche aquilo. Depois põe feijão numa banda e põe milho do outro lado. Semeia-se assim.
INQ Sim senhor.
INF E o grão é semeado a lanço, mas é só uma mão. O que é fica mais ralo para se depois se sachar assim.
INQ Sachar.
INF Para se meter depois a enxada por aqui, por ali, e tal, para cortar alguma erva para se sachar. E a fava
INQ Mas olhe, pensei que a fava também fosse semeada assim.
INF A fava é sachada. Também é sachada. Também sachamos, também mexemos a terra no fim da quando ela está já assim altinha, que ela não pode ser sachada muito tarde, porque a fava é uma coisa que come à flor da terra, mas já aí está umas linhazitas. A menina se for arrancar uma faveira desta maneira, tem logo umas linhas brancas ali logo, de maneira à flor da terra.
INQ Rhum-rhum.
INF Porque convém até mais tapar, tapar o terreno, para não ficar a parecer mal, para não ficar com aquelas carecas à vela, com o chão sem ser mexido. Convém mais tapar que estar lá a cavar ao pé.
INQ Rhum-rhum.
INF Mas a fava leva duas mãos porque a fava é muito grossa.
INQ Muito grossa.
INF E a gente apanha pouca na mão e depois espalha-a, leva-a a lanço por uma belga fora. Também é semeado depois com os arados, com os bois e depois a t- a lavrar atrás, também baixinho, também só a tombar e coiso.
INQ Rhum.
INF E é gradado c-, c- com a grade leve. É É cobrar assim mais ou menos em, a gente até fica às vezes buracos, aqui e além, e tal, mas para tapar. É assim.
INQ Sim senhor.