R&D Unit funded by

CBV07

Cabeço de Vide, excerto 7

LocationCabeço de Vide (Fronteira, Portalegre)
SubjectA agricultura
Informant(s) André
SurveyALEPG
Survey year1994
Interviewer(s)João Saramago
TranscriptionSandra Pereira
RevisionMaria Lobo
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMélanie Pereira
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ Mas quando estava assim com a foice roçadoira, que é que dizia que estava a fazer?

INF [vocalização] Eu quando estava a fazer assim [vocalização]: "Anda a roçar mato". ", vais além roçar mato vais al-". Ou: "Vais além roçar as as silvas". [vocalização] É caso A coisa é assim. Para se explicar [vocalização] limp- na limpeza à terra do alqueive é, por exemplos: se os sargaços são pequenos, a lavoura volta-os. [pausa] e eles [pausa] fazem até estrume. Mas se eles são grandes, não. [pausa] Porque, às vezes, obra assim desta altura. E então, o arado vai para , nem que seja um tractor, não é capaz de Enche e depois começa a andar a arrojo.

INQ Pois.

INF É como aquelas máquinas que com uma frese, [pausa] de fabricar a terra. Se a terra estiver muito suja, aquilo chega a pontos parece um cilindro. Enche e não faz nada. Anda a passar por cima da terra. Olhe, nessas coisas eu trabalhei com elas todas.

INQ Pois. Olhe e como é que se diz dum terreno ou duma herdade que estivesse muito tempo abandonada, sem estar trabalhada? Que até tinham crescido árvores e tudo Diziam: "Olha aquilo esteve" Quê? "Esteve"?

INF [vocalização] Isso torna-se uma mata. Torna-se uma mata porque é uma coisa sem dono. É [vocalização] É o hábito da fala. É. É: "Não tem dono, olha. Isto Isto não tem dono. Não vês como está? Está Está aqui formado uma mata". [vocalização]

INQ E depois se a gente quisesse pôr aquilo outra vez bom para cultivar, para semear trigo, aquele trabalho que era arrancar as cepas das árvores, e isso, como é que se chamava? Que até se ia com umas charruas muito grandes

INF Bem [pausa] isso dantes chamava-se uma arroteia.

INQ Diga? Uma

INF Uma arroteia. Arrotear. Era arrotear aquilo.

INQ Sim, sim.

INF [vocalização] Mas hoje

INQ Não. Eu digo pelo antigo. Arrotear.

INF Pelo antigo era arrotear.

INQ Sim senhor.

INF Fiz também isso muita vez. Mas muita vez.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view