CDR38

Cedros, excerto 38

LocalidadeCedros (Horta, Horta)
AssuntoA criação de gado
Informante(s) Joana
InquéritoALEPG
Ano do inquérito1977
Inquiridor(es)João Saramago
TranscriçãoSandra Pereira
RevisãoAna Maria Martins
Anotação POSSandra Pereira
Anotação sintáticaMélanie Pereira
LematizaçãoDiana Reis

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INF É uma vaca bem armada, uma vaca muito, muito muito feia de armação. Até que aqui tinha-se o costume de se enfeitarem os galhos das vacas. A vaca que tivesse o galho mal feito, que tivesse os galhos curtos, havia aqui os ferreiros Havia os ferreiros e havia pessoas habilidosas, que emponteiravam as vacas chamava-se emponteirar as vacas. Era com as vacas mortas, que iam buscar as pontas dos galhos Eu lembro-me então de a gente ter pelo menos três vacas emponteiradas. E depois faziam-lhe uma chapa enrolada na, [pausa] nesse [vocalização] nessas pontas dos galhos

INQ Nesta ponta.

INF e ali cravavam, e ficava a vaca bem armada, com as pontas acrescentadas.

INQ E aquela que tinha os galhos para baixo não se dizia nada?

INF Mas [vocalização] a vaca com os galhos para baixo é menos anos. Daquela raça de gado antiga, normalmente tinham eram armadas. Podiam era ser mais curtos, ou mais compridos, ou mais fechados, ou mais abertos, mas descidos para o chão é desde que é desta raça holandesa. Antes não havia. E também se embolava as vacas, que é umas bolas de metal amarelo que se punha nas pontas dos galhos.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases