INQ Depois metiam o grão dentro de quê? Dum…
INF Dos sacos de linho, que eram tecidos no tear.
INQ E ficavam sempre aí dentro ou ia-se tirando depois então?… Não?
INF Não. O trigo, se se viesse da eira frio, ficava nos sacos;
INQ Rhum-rhum.
INF se chegasse quente, era posto a lastro no chão, no chão das casas, [vocalização] nos quartos às vezes das camas.
INQ Mas ficava aí todo o ano? Não?…
INF Não, era até ser assoalhado e ser joeirado. Porque as pessoas normalmente vendiam o que lhe restava.
INQ Pois.
INF Ele a pessoa ia vender o trigo para os celeiros, para a cidade e punham ele… A gente dizia: "Ficou a nossa ração". Confor- Era o trigo para o, para o para o Espírito Santo e era as misturas para o milho, para para o pão de milho. Porque quando se moía em casa – [vocalização] o pão para casa; nas atafonas de moer em casa, nas vacas –, tinha-se uma latinha, que era a medida da mistura para o pão. E moía-se aquela aquela latinha de milho de trigo junto com o milho com o milho. [vocalização] Por exemplo, a gente moí- ainda temos o barril que se arrumava o trigo. Arrumava-se doze alqueires de trigo para o ano. Era um balaio Era um barril de Brasil, madeira de Brasil. [pausa]
INQ Rhum-rhum.
INF Um barril abaulado. E aquele mi- aquele trigo era assoalhado, crivado [pausa] e depois posto na [vocalização] no barril. Depois quando se queria usar… O que era para moer para para a mistura não era escolhido; quando se queria moer para para cozer massa ou para cozer bolacha… Só se cozia bolachas duas vezes por ano: era no fim do mês de Outubro, [pausa] no fim dos serões do mês de Outubro para se fazer a merenda – coziam-se bolachas, e fazia-se café ou ou chá, para se dar no último dia –; e fazia-se pelas noites de cantar, [pausa] é que se faziam as bolachas para para se ir ouvir cantar os ranchos.
INQ … Rhum-rhum.
INF E fazia-se massa sovada pela festa do Espírito Santo. Algumas pessoas, mas poucas, faziam também por Páscoa, mas não era muita gente. O que era normal depois as casas fazerem era pelo Espírito Santo e pelo São João, os bolos de São João. Portanto, as pessoas dividiam os seus as suas raçõezinhas de trigo conforme podiam; o outro vendiam-no.