R&D Unit funded by

CLC22

Câmara de Lobos, excerto 22

LocationCâmara de Lobos (Câmara de Lobos, Funchal)
SubjectOs peixes e outros animais marinhos
Informant(s) Adolfo Adriano Hipácio
SurveyALLP
Survey year1994
Interviewer(s)Gabriela Vitorino João Saramago
TranscriptionSandra Pereira
RevisionMaria Lobo
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF1 É um coelho-de-natura que está aqui.

INQ2 Não, mas o, o escolar é castanho, é castanho

INQ1 Como é que chama a este? Espera .

INF1 O [vocalização] escolar é [vocalização], é, é é doutro feitio.

INF2 Tem um de leira, tem um de lixa e tem um liso, [pausa] que é branco, todo branco. Tem um que é todo branco.

INQ2 Sim. Mas um que é castanho?

INF2 um que é, que é sal- que é salgado. [vocalização] É este que é escolar-de-natura, que é salgado [pausa] e [vocalização] . Mas também comendo muito, faz mal. Tem que comer um pedacito, salgado. E um que é

INQ1 Mas o coelho-de-natura é que eu gostava de perceber o que era?

INF1 O coelho-de-natura, que mo-, m-, m- morrendo na profundidade

INQ1 Que tamanho é que tem? Que tamanho é que tem?

INF2 É aquele grande. destes assim. destes de dois quilos.

INF1 Tem [vocalização] Tem de meio metro. [pausa] Tem de um metro. [pausa] Tem mais de um metro.

INF2 Tem de um metro.

INF3 Tem de um metro, até [vocalização].

INQ1 Sim, e também faz mal a, a espinha?

INF1 Faz mal, sim senhor.

INF2 A espinha faz mal comer. Quer dizer, não faz mal. Quer dizer, chupando, tem muita gordura, faz mal.

INF3 Tem muito óleo.

INF2 Muito óleo.

INQ1 Ah, mas não faz mal à barriga, como o escolar.

INF3 Oh! É igual.

INF1 É igual, é igual.

INQ1 Ai, é?

INF3 Como o escolar

INQ1 Então agora não sei se este é escolar se é coelho-de-natura.

INF1 Não, isso não é escolar. Escolar não é.

INQ2 Mas o senhor disse que o escolar é branco.

INF1 Tem duas qualidades.

INF2 [vocalização] duas qualidades: um branco e um amarelaço, [pausa] que é o que salga-se, [pausa] que é bom de comer. Mas também não se pode comer muito que aquilo dor de barriga.

INQ2 Pois.

INF2 [vocalização] E o outro [pausa] pode-se fazer filetes e que [vocalização]

INF3 Mas se ele tem o feitio dum coelho, está aqui.

INQ2 Mas esse coelho-de-natura é é castanho?

INF1 É preto.

INF2 É [vocalização] ca- é pre- É como preto. é É escuro, é escuro.

INQ2 Preto, escuro, é escuro. E tem o olho esverdeado?

INF2 E eles levam depois a pele, desfazem em filetes, porreiro para comer. O outro é que não.

INF1 Pois.

INF2 O outro tem que se salgar.

INQ1 Olhe, então estes aqui são

INF3 São as tais das aranhas.

INF2 Isto é a aranha.

INF1 Isto é um perigo.

INF3 Isto tem uma espinha aqui perigosa.

INF2 É bom de comer, [pausa] é bom de comer. Quando ela é grande, é bom de comer. É a m- É a mesma coisa que o chicharro. [pausa] O que tem é que aqui [pausa] picou, inchou. Se não tirar o fígado dele para pôr em cima

INF3 Isso é um peixe bom de comer. O que é que do lado da cabeça tem uma espinha

INF1 Tira-se o fígado e

INQ1 O fígado dele?

INF2 O fígado dele é muito bom para pôr em cima.

INF1 Pega-se ele para quando incha.

INF2 Incha, e depois cria. E começa a criar e então [vocalização] dores que [vocalização]

INQ1 Olhe e os, chamam sempre aranha, qualquer que seja, não é?

INF3 É aranha, é aranha.

INF2 Isto é tudo aranha.

INQ1 Tudo aranha?

INF2 Tudo aranha.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view