R&D Unit funded by

COV31

Covo, excerto 31

LocationCovo (Vale de Cambra, Aveiro)
SubjectNão aplicável
Informant(s) Arquibaldo
SurveyALEPG
Survey year1992
Interviewer(s)Luísa Segura da Cruz Gabriela Vitorino
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationMélanie Pereira
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ1 E o pastor usava alguma roupa especial para se abrigar?

INF Não, não, não, não. Ah, levava sim, se estivesse a chover.

INQ1 Rhum-rhum.

INF Olhe, em tempo, era uma palhoça.

INQ2 De palha?

INF Palha. Em tempo

INQ2 Chamava-se como?

INF Uma palhoça. E a- E agora levam a roupa de oleado.

INQ1 Pois.

INQ2 Pois é. Antigamente era aquelas de palha, grande, não era?

INF Olhe que eu cheguei a romper três num ano! Num Inverno, três! E uma vez, eu mais um velhote que é, é padri- era padrinho do homem desta senhora que esteve aqui,

INQ1 Sim.

INF que era o tio Benigno e depois tínhamos rompido duas, andávamos com as outras umas pequeninas, aqui assim por cima das costas, pequeninas, aquela coisita por cima, o outro tinha acabado tudo. E ali em baixo, onde eu andei com as vacas hoje, mais para um bocadito nunca me isto esquece; quando me chego lembra-me , éramos quatro que andávamos: três e ele eu quatro. E ele isto no fim do mês que vem, em Abril, isto era Inverno o Inverno dura estes meses atrás e agora , e depois diz ele assim: "Eh, rapazes" começava "Eh, rapazes! Acabou o Inverno"! "Estou a cortar aqui assim e isto está mal. Ah, o tempo frio acabou"! Agarrou-se a nós e partiu-nos as palhoças todas.

INQ2 Ah!

INF Partiu Primeiro foi a dele. Agarrou-se à dele, pimba! Agarrou-se a nós, um a um ele fugia para aqui mas ele ia atrás de nós, agarrava-nos, partiu-nos as palhoças todas. À noite, eu chego aqui, diz o meu pai assim: "Eh, rapaz! Que fizeste à palhoça"? "Olhe, sabe o que eu fiz à palhoça? Olhe, o tio Benigno" que ele chamava-se Benigno "Olhe, o tio Benigno [pausa] agarrou-se a nós e partiu a palhoça toda". E ele vinha todas as noites para aqui para nossa casa, esse velhote mas naquele tempo era um homem novo! Diz-lhe ele assim: "Ó rapaz! O que é que fizeste à palhoça do meu moço"? "Olhe, o que fez fiz? Acabou o Inverno, partimos as palhoças. Não foi a dele; foi a dele e a minha e a dos outros! Partimos tudo, [pausa] que eu não quero mais ver o choco".

INQ2 E acabou mesmo o Inverno ou não?

INF Acabou mesmo o Inverno.

INQ2 ?


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view