INF [vocalização] Eu vou contar é o é o que me sucedeu,
INQ1 Diga.
INF que pode, visto ser terem a profissão que têm, ou querem ter… Mas isto é mau. Olhe que isso é ruim, andar a lidar com esta gente!
INQ1 Então!
INF Esta gente! Isto são terríveis.
INQ1 É mau?
INF É [vocalização]. Podem calhar bem e podem calhar mal. Isto é uma gente Bom, é gostos. É tudo gosto. Eu também gostei sempre muito de agricultura. Eu gostei muito. Gostei muito e, e estimei.
INQ1 A gente por acaso não tem calhado mal.
INF E estimei sempre muitas plantas. E gostei sempre de guardar. Enfim, foi sempre… Tratar delas e essa coisa toda. Eu gostei sempre muito! Quando eu fazi- Costumava a fa- a fazer o vinho, que eu estive lá naquele lado, numa adega, ainda fui lá até ensinar uns rapazes. E estive ali, fui lá à quinta donde as meninas estão, fui lá fazer. Fui lá por cinco anos, fui mandado pelo meu patrão que era muito amigo do lá do senhor doutor de lá de também. E era muito amigo dele e mandou-me lá.
INQ1 Rhum-rhum.
INF Que eu andei lá lá a trabalhar na quinta , lá na quinta e ele mandou-me lá. De maneira que eles ele chegavam, os engenheiros – realmente que é o mesmo pode suceder, vocês depois vão alto, não pode ser assim, que fulano disse isto e e é capaz. Chegavam ali os engenheiros à quinta, quando era próximo à vindima – chegado chegava ali próximo à vindima –, que a uva já estava mais ou menos [pausa] boa, de qualquer coisa, diz assim: "É melhor ir buscar umas cestas de uvas e para para se ir ver, pesar o vinho, e para ver a graduação dele, ver se está ou não em condições de se ir apanhar para para fabricar o vinho", enfim, para ficar para aproveitar a graduação, e tudo. Ora, está claro, eles chegavam ali, ia lá um homem. Ia um homem mais duas mulheres. Ali decidia isso, ia um homem mais duas mulheres. Iam apanhar duas cestas de uvas: [pausa] uma tinta e uma branca. – As meninas tomem sentido! – Uma tinta e uma branca! Ora, está claro, essas duas criaturas ou três que lá iam apanhar aquilo, não iam apanhar a uva que estava sombria. Claro que não tem não tem o açúcar devido. Não iam apanhar a uva que estava verde. Não iam apanhar a uva, por exemplo assim para baixo, para uma terra mentureira de nateiro, que sempre tem [vocalização] a terra do nateiro assim mais puxada, tem muita diferença para para os cabeços. Os cabeços dá vinho que é é de matar. Sim, esses cabeços cá por cima. E a terra do campo é mais mentureira porque também tem que saber donde é que vem a uva, para saber. Porque a [vocalização] a uva, por exemplo, sempre uva regada, qualquer coisa, é, tem tem mais viços, tem mais, é m- é mais viceira. Mesmo até o vinho fica com aquele [vocalização] aquele agro, com aquele coiso, viceira, é tudo. Ora claro, [pausa] vamos lá para a outra. Ela vai, ou se calhar as duas, elas vão lá apanhar as uvas, não vão apanhar as uvas verdes, nem as uvas que estão muito viceiras, nem nada. Apanham mas é uvas muito passadinhas, tanto faz ser as brancas como ser as tintas que apanham. Vêm para cá, pesou-se dentro duma selha, abraçou-se aquilo tudo, [vocalização] vai para o pé do mosto. O engenheiro vai pesar o mosto. "Eh pá, está bom, pá! Tem aqui uma graduação e dá. Está fixe! Está assim, está assado"! Eh pá, mas não põem na ideia que a verde que ficou lá e a outra, que que é viceira que ficou lá.
INQ1 Pois.
INF Que depois que é que sucede no lagar? Não dá a graduação. Se Por exemplo, se tem vinte ou trinta, fica em dez ou quinze. É claro, fica cá em baixo.
INQ2 Fica em baixo.
INQ1 Rhum-rhum.
INF Não dá. É isso que as meninas têm que depois ver.
INQ1 …
INF Onde é Donde é que veio a uva? Onde é que ela foi e como é que ela foi apanhada? E vamos lá ver mas é como é que é que lá está a outra: se a outra está madura como a esta [pausa] quando para aqui veio. É o que vocês devem ver. O que é que depois fazia, é claro, e depois é: "São uns parvos! Não pode ser! Não pode ser! Então como é que eles podem governar e essa coisa toda"!?