R&D Unit funded by

PST15

Camacha, excerto 15

LocationCamacha (Porto Santo, Funchal)
SubjectOfícios, profissões e outras actividades
Informant(s) Acidália
SurveyALEPG
Survey year1994
Interviewer(s)Luísa Segura da Cruz Gabriela Vitorino
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF Mas não faço trabalho como eu fazia. Cheguei a fazer trabalho [vocalização] [pausa] de [vocalização] [pausa] noventa [vocalização], cem, cento e tal meadas, toalhas de dois metros e meio. [pausa] Mas agora nem dava

INQ1 Quanto tempo é que demorava a fazer uma toalha ?

INF Demorava bastante. Mas elas não se importam!

INQ1 Pois.

INF Elas não se importam porque [vocalização] querem é que fique boa.

INQ1 Pois claro.

INF Isto agora é uma senhora da vila muito, [pausa] muito conhecida. [pausa] Mas ela paga, coitadinha, ela paga. [pausa] Não tenho que dizer dela. Não sei se têm o conhecimento do [vocalização]

INQ2 A gente não conhece ninguém de .

INQ1 Não, não conhecemos ninguém aqui.

INF Ah, pois. É a mercearia ao lado do supermercado [pausa] quem vem para a padaria, está ali uma mercearia

INQ2 A padaria sabemos que fomos comer, à padaria.

INF Sim. [pausa] E [vocalização], e quem vem [pausa] Quem vem por aquela que passa a ponte, uma ponte [vocalização] ao lado de cima da praça, onde tem [pausa] o supermercado [vocalização] barracas de vender fruta e é mesmo aquela mercearia que está ali [vocalização]. Não mesmo outra mercearia, no Porto Santo. É aqueles três supermercados. [pausa] Mas aquele senhor, como a casa é sua e tudo, não quer largar o seu [vocalização] Também não vai para outra banda.

INQ1 Pois.

INF E é assim. [pausa] Ela agora vai ter u-, a ne- a filha vai ter um menino, que é o primeiro menino quer fazer a [vocalização] colchinha da alcofa, mas quer fazer com folhos e se sabe. todo [pausa] E eu é que pago.

INQ2 Como?

INF Eu é que pago para bordar. Tenho que bordar isto. Isto é miudinho mas eu ve- vou vendo pouco por os óculos e uns óculos é vinte e tal contos e [vocalização] É um problema que esta gente de Porto Santo tem, muita gente. Mas muita gente ainda ganham ganha, graças a Deus.

INQ2 Pois é. Mas antigamente muita gente bordava, não?

INF Ah, muita gente bordava. Nem Nem tudo. Assim para noivos ou [vocalização] para coisa, nem toda a gente borda. gente que borda muito mal feito. Na casa de bordados, mais depressa passa mas, às vezes, ainda está certas casas que mandam trabalho para trás. [pausa] E agora praticamente m- muitas casas fecharam.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view