INF Isto chama-se o melo…
INQ1 Pronto!
INF Isto é caro, hem! Este O peixe é bom! Ai Jesus! Um peixe tão bom! Até comia agora eu uma postinha dele!
INQ1 Daqui a bocado estamos cheios de fome…
INF Ai Jesus!
INQ1 Olhe, então… Este aqui é o cherne, não é?
INF Este é o cherne, é. Olhe, olhe. Este é, é. Estes Isto, [pausa] andam os dois juntos.
INQ1 Ai é?
INF É, no mesmo mar. Olhe o cherne também anda no mesmo mar. Tem no alto!
INQ1 Olhe e um que é parecido com o cherne, mas que é um bocadinho mais, é um bocadinho diferente, na cabeça sobretuto?
INF Isto Este é a maragota.
INQ1 Não, a maragota é pequenina.
INF Não é a maragota, isto?
INQ1 Não, não…
INQ2 É uns grandes que andam aí… às vezes chegam mais perto da costa… e é o feitio do cherne mas é castanho, castanho escuro… a cor da pele…
INQ1 O cherne também é castanho escuro…
INF Escuro?
INQ1 Não está a ver?
INF Eu para mim para…
INQ1 Castanho…
INF Castanho?
INQ2 Mas é grande. Sabe, está a ver o tamanho do cherne… Há chernes assim desse tamanho, não é? Grandes…
INF Há grandes, há.
INQ2 Pois esses também são assim grandes… como o cherne.
INF Este Mas este peixe, aqui, não anda.
INQ1 Não.
INF Para mim, é o pargo-mulato.