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MTM32

Moita do Martinho, excerto 32

LocalidadeMoita do Martinho (Batalha, Leiria)
AssuntoO moinho, a farinha e a panificação
Informante(s) Celestino

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INQ1 Aquilo que se, que está em baixo é um quê?

INF Um joeirador.

INQ1 Rhã-rhã.

INQ2 E separa o grão em?

INF Separa o trigo por um lado, o falhido para um lado

INQ2 O?

INF O falhido.

e separa [vocalização] as sementes para quatro partes.

INQ1 Porque é que? Qual é a diferença entre as quatro partes?

INF É dentro. Tem uma umas palhetas, chama a gente.

INQ1 Mas é, separa melhores para um lado e piores para outro, ou?

INF Se-, as mais As mais miúdas para um lado, as mais grossas para outro,

INQ1 Tchii!

INF separa aquilo tudo.

INQ2 E depois mói primeiro o maior, é?

INF Tira, [pausa] e depois, depois vamos, não Depois mistura-se o trigo todo e vai todo para as mós.

INQ2 Ah! Aquilo é mesmo para limpar e depois

INF É para limpar o trigo, [pausa] para não ir uma pedra, para não ir um arame, para não ir uma semente, para nós comermos [vocalização] as farinhas em condições.

INQ1 Claro.

INQ2 E aquele Agora no outro de baixo, que não tem aqui neste, que tem um pano que era para a farinha não

INQ1 Ao do farinheiro, por cima?

INF Sim. É O farinheiro é antigo ainda.

INQ1 Sim, sim.

INF Fica em cima. Mas eu quero-a pas- Quero-a passar também para baixo.

INQ2 Pois. E algum nome àquele pano?

INF Chamamos um avental.

INQ1 Um avental.

INF Sim senhora.

INQ2 Não nenhum nome está tudo

INF Tudo! Não nada que não tenha o seu nome.

INQ2 Portanto, e o relho era este aqui debaixo?

INQ1 A re-

INF É o relho, o relho, sim.

INQ1 O relho.

INF É esta travessazinha aqui. É isto. Isto chama-se os prumos, estão aprumados.

INQ1 Sim.

INF Mas isto se chama o relho.

INQ1 O relho. E aqui aquela pedra, aquela coisinha de ferro que está ali?

INF Aquilo chama-se aqui [vocalização] A gente chama-lhe o copo, outros chamam a rela. Depende

INQ2 Mas o nome O senhor chama copo aqui?

INF A gente chamamos Temos mais o hábito de chamar o copo.

INQ1 E este coisinho que enfia na, no copo? Esse que gira no

INF Chama-se o veio. Isto chama-se veio.

INQ2 Veio. Que é o que vai para cima, está bem.

INF Vai para cima, para a .

INQ1 Sim senhor. Está bem.

INF Pois é.

INQ1 Mas tem os seus moinhos

INF Tudo tem o seu nome.

INQ2 Portanto, tinha aqui os prumos, e aquele ali do meio, dá-lhe algum nome, ou dá-se?

INF Chama-se Chama-se também prumos.

INQ2 Na mesma. Chama-se tudo é A que segura essa entrosa de fora

INF Tudo Tem tudo conjunto. Isso se chama as vigas do moinho, as vigas.

INQ2 Onde está o solho.

INQ1 As vigas, porque é onde está o solho, não é?

INF Pois. Tudo tem o seu nome.

INQ1 Pois.

INQ2 Mas esse está muito bem conservado.

INF Está. A gente conserva,

INQ1 Pois é.

INF a gente conserva. Corte na gravação original

INF Vou buscar um moçozinho. Quero arrumar isto para trazer vários taleigos da minha casa para aqui, porque isto está tudo cheio.

INQ2 está tudo cheio. tem bastante aqui, pelo menos.

INF Pois tenho. Até trago para aqui taleiguinhos pequenos.

INQ2 Pois.

INQ1 Sim senhora.

INQ2 Sim senhor.

INF É a vida antiga!

INQ1 É mesmo. Mas olhe que faz muito bem em, em conservá-la enquanto puder.

INF Sim, enquanto a gente puder, vamos [vocalização] andando.

INQ1 É. É porque Pois.

INQ2 E nenhum dos seus filhos quer pegar nisso?

INF Eu não sei. Eles não sabem o que querem. Esta gente nova hoje não sabem o que querem.

INQ1 Pois é.

INF Mas também não é rico.

INQ2 Mas algum que mostre interesse, ou não?

INF Como?

INQ2 Algum mostra assim mais interesse?

INF Sim, alguns mostram. Eles mostram. Dizem para não acabar. Um dia sempre quem pegue, não é? sempre Dentro de quatro, mal é que não haja um que [pausa] não fique a tomar conta.

INQ1 Mas eles sabem ajudá-lo alguma coisa?

INF Sabem, sabem. Eles sabem. Se eles quiserem, sabem.

INQ1 Então, pronto!

INQ2 E o vento é mais barato, não é?

INF Sim, o vento sai barato.

Mas o fim do mês vem e a conta vem maior.

INQ1 Claro.

INF E aqui não, o vento é de graça.

INQ1 Claro.

INF Isto também não é rico. Aproveitamos o vento, não pagamos luz.

INQ1 Claro. Olhe, e aquele de madeira, o senhor tem que conservar aquilo

INF Sim, sim.

INQ1 Volta e meia tem que lhe dar alguma coisa?

INF Volta e meia, tem aquelas tábuas em volta, leva novas. Mas dura muitos anos também.

INQ1 Dura muitos anos?

INQ2 Rhum-rhum.

INF A água cai, escorre logo e depois não apodrece a madeira.

INQ2 Não apodrece.

INQ1 Sim, muito vento sempre aqui, portanto, também seca

INF Pois. Aquilo é muito antigo também, é um moinho muito antigo.

INQ2 Pois. Agora, eu acho em cima o senhor disse, mas também se chamam dentes a estes?

INF Também chamam os dentes dos carretos.

INQ2 À mesma coisa?

INF Sim senhor. Isto dura sempre cinquenta anos a trabalhar.

INQ2 Mas que tipo de madeira é esta?

INF É de azinho, azinheira.

INQ2 Tudo?

INF Tudo. Que é a melhor madeira. Nem carvalho, nem sobro presta para isto.

INQ2 Rhum-rhum.

INF É o azinho ou então oliveira brava. É a melhor madeira. E nós quando queremos colocar a madeira para isto, cortamo-la, e depois convém secá-la à sombra sempre à sombra, dois anos, sempre à sombra, para ela secar assim .

INQ2 Rhum-rhum.

INF Depois fica então muito rija e dura então muitos anos.

INQ2 Pois. E se algum problema com isso, o senhor desenvencilha-se sozinho, ou é algum carpinteiro?

INF Eu faço. Eu desenrasco-me.

INQ2 Desenrasca?

INF Desenrasco, sim. Mesmo eu é que coloquei isto faz [vocalização] quatro anos para Setembro. Andavam aqui dentinhos desfeitos, meti-os

INQ2 gastos, não é, que se vai gastando.

INF gastos. [pausa] Eu é que fiz isto tudo.

INQ2 Rhã-rhã. Sim senhor.

INQ1 É. Está muito, está muito bem conservado.

INQ2 Está muito bem. Esse está muito bem. Sim senhor. Corte na gravação original

INF muitas vezes que eu me esqueci parte deles. o , por exemplo, o sarilho como eu lhe disse bocadinho

INQ2 Que é para puxar

INF uma peça em cima, um bocadinho de madeira, que é assim deste comprimento, mas madeira também muito forte, onde está com esta Esta árvore vai engatar em cima numa peçazinha, chama-se a raposa.

INQ2 Mas quem

INQ1 Quem

INF Encontrámos esses nomes assim.

INQ2 Mas essa tábua está, essa peça está aonde?

INF Está em cima.

INQ2 Mas mesmo no fim da árvore?

INF Sim, sim. Sim.

INQ2 Então eu vou ver essa peça a ver se eu percebo

INF Tem o buraquinho e tem um um ferro metido dentro, que anda com a força toda.

INQ1 Sim, sim.

INF Chama-se essa peça a raposa.


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