R&D Unit funded by

PST20

Camacha, excerto 20

LocalidadeCamacha (Porto Santo, Funchal)
AssuntoA alimentação
Informante(s) Aarão

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF O mais que moía era [pausa] O mais que ele moía era [vocalização] milho. Mas, [pausa] como é que se diz, no último caso [vocalização], servia para tudo.

INQ1 E com o milho também faziam outras coisas, para comer?

INF Milho. Fazia-se milho do lume , [pausa] do milho grosso. [pausa] Faziam Tinham as cascas, [pausa] aquilo era moído grosso [pausa] , assim como [vocalização] do tamanho de de arroz, mais ou menos. [pausa] E aquilo, o milho era aguado antes de moer. [pausa] O milho era aguado, depois era moído, assim como eu estou dizendo; tinha aquela casca [pausa] , deitava-se na panela, a água [vocalização] fervia, a água a ferver, deit- aquela casca vinha toda a cima, pilava-se aq- [pausa] , pilavam aquilo, com um{fp} [pausa] com uma chávena ou com um cagirão [pausa] e depois num coador [vocalização] e ficava limpinho, ficava [pausa] Quando era cozido com [vocalização] leite ou com banha ou, ficava como arroz. Bom. Sim senhora.

INQ1 Que bom que devia ser.

INF Mas quand Quando era cozido [pausa] com água, não ficava tão b- tão bom, mas quando levava os preparos [pausa] , qualquer uns comeres é assim, os preparos é que [vocalização]

INQ1 É que fazem o gosto.

INQ2 É que dão o gosto.

INF é que faz o comer.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view