R&D Unit funded by

STA07

Santo André, excerto 7

LocalidadeSanto André (Montalegre, Vila Real)
AssuntoAs abelhas e o mel
Informante(s) Gotardo

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ1 Sabe como é que se tira a cera das abelhas?

INF Sei, sei.

INQ1 Então como é que é.

INF Junta com o mel. E a cera, no mês de Março, também sei. Mas é a cera seca e a cera verde. [pausa] Agora tira o favo do mel junto com a cera para um balde [pausa] ou para uma bacia. E depois espremo e esgoto o mel, e depois fica uma cera. E é por cima do cortiço. E no mês de Março, viro a colmeia e tiro a cera seca para o fundo da colmeia. [pausa] É assim.

INQ1 O que é que põe para, para, para elas não lhe ferrarem?

INF Vou-lhe dizer que ponho uma careta, mas eu a meter medo que me encontram feio e não me querem morder. [pausa] Mas

INQ1 Acho que não põe careta nenhuma!

INQ2 Mas o que é que põe para elas?

INF Ponho uma careta, com uma rede,

INQ2 Pronto.

INF pela frente para me não morderem.

INQ2 E não põe?

INF Tapo-me.

INQ2 E para elas saírem do, do, da, do cortiço para fora?

INF Ai, para elas saírem do cortiço, mas é para lhe tirar a cera e o mel.

INQ2 Pois.

INF Ponho-lhe um bocadinho de fumo [pausa] com o ar a fumar com o ar para elas.

INQ1 Não usam uma coisa qualquer que se chama a crestadeira?

INF Mas é para para ripar para fora.

INQ1 Para cortarem

INF Sim senhor. Para cortar os favos do mel.

INQ1 Como é que se chama isso então?

INF Nós lhe chamamos-lhe uma crestadeira. Até lhe chamávamos uma rapadeira.

INQ2 Rhum-rhum.

INQ1 Olhe, e outros bichinhos Portanto, o mel é isso. Ainda outra coisa que é importante no, no, ne-, para quem cultiva abelhas que é: como é que se apanha um enxame, quando eles fogem? Quando é preciso

INF Quando se apanha o enxame, eu levo um cortiço limpinho [pausa] podendo levar , um cortiço limpinho e ponho-o e é como apanho o meu enxame. Não é com mais nada. Se lhe às vezes faço um bocadinho com cera verde para elas lhe começar a cheirar. Não lhe boto mais nada. Pronto.

INQ1 E não toca nada?

INF Toco-lhe com uma pedra de adentro

INQ1 Como é que diz?

INF "Casa nova, casa nova, casa nova". Pronto. É sempre aquilo que me ensinaram.

INQ2 E elas entram para dentro depois?

INF E elas entram para dentro constantemente. Estou tocando no cortiço: "tum-tum-tum-tum-tum-tum-tum-tum-tum". Ou com um martelico: "Trum-trum-trum", para a abelhinha entrar para casa dela.

INQ2 Rhum-rhum. Portanto, isso perto do enxame, quando?

INF O enxame a entrar pelo cortiço dentro.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view