INF1 E tanta coisa que aí há para para se cozer o pão: [vocalização] a pá, [vocalização] o rodo para se puxar o borralho!
INQ E mais? Vai-me dizendo as coisas que é preciso.
INF1 Então?! Vá lá. Já não há mais nada. É o rodo só e a pá.
INQ Pois, mas senhora Ascensão, eu trazia a farinha do seu moinho. O que é que eu tinha que fazer?
INF1 Peneirá-la [pausa] com a peneira que está ali.
INQ E em cima de quê é que peneirava? Não se punha um…
INF1 Uma masseira e [vocalização] uma cernideira.
INQ Diga: e uma?…
INF1 Cernideira.
INQ Sim senhor. E depois quando, quantos… O que é que caía para a masseira?
INF1 A farinha. Então o que é que ele há-de ser?
INQ E o que é que ficava dentro da… O que é que ficava dentro…
INF1 O farelo.
INQ O?…
INF1 Farelo.
INQ Sim senhor. E isso era no, no centeio, no pão?
INF1 Pois.
INQ E se fosse no trigo, não se peneirava mais uma vez?
INF1 O trigo também… É É mais o farelo e depois ficava o rolão, que faziam, às vezes, asquelas bolas de rolão.
INQ Rhã-rhã. Sim senhor. O… Depois, então, eu tinha a farinha e depois o que é que eu tinha que fazer? Já falou na masseira… Depois o que é que acontecia?
INF1 [vocalização] E depois a gente tinha que amassar o pão.
INQ Sim senhora. E?…
INF2
INF1 Oh! Tanta coisa! Então eles não sabem o que é isso?
INQ Não, mas eu quero saber os nomes que a senhora dá. Por exemplo, a cernideira, eu não conhecia o nome. Mas…
INF1 Oi! Tanta coisa! É preciso muita coisa, Aristófanes!
INQ Mas… Portanto, a senhora põe… O que é que lhe punha para, para o pão crescer, para a farinha crescer?
INF1 O fermento.
INQ Rhum-rhum. E…
INF1 E o fermento e depois é é o sal, e uma coisa [vocalização], e tanta água. Então, não é preciso tanta coisa?! Oh!
INQ Sim senhora. E depois como é que… E depois quando estava a fazer com os punhos assim na masseira dizia que estava a quê?
INF2 Amassar o pão.
INF1 Amassá-lo, pois.
INQ E depois ao fim, o que é que ficava lá?
INF1 Então e não sabem o que é isso?
INQ Não. E depois ao fim, o que é que ficava? Já, já na masseira a crescer? Dizia que estava a quê?
INF2 Estava Estava a a fintar.
INF1 Então, pois claro. Então eles não sabem o que é?
INQ Diga?
INF1 [vocalização] Olha, estão agora aí a [pausa] chatear tanto a gente!
INQ Não. Ó senhora Ascensão, eu queria saber era os nomes que se dão cá. Está a perceber?
INF1 Ui! Tanta coisa! [vocalização] É do princípio ao fim.
INQ Do princípio ao fim.
INF1 Tanta coisa! Então, a gente [vocalização]… É preciso sal, a água morna para se amassar o pão, o fermento. E depois a gente deita-lhe [pausa] a farinha por cima para se fintar; depois estar ali tanto tempo. O panal para… E depois deita-se-lhe o fa- o farelo por cima… Então que é isso?
INF2
INQ Punha-se-lhe o farelo por cima também, era?
INF1 Para, para, para o, para a fari- Para a massa não arrefecer.
INQ Ah! E o panal também punha por cima?
INF1 Pois, pois. E o panal por cima.
INF2
INF1 Haviam de cá vir era um dia que eu [vocalização] cozesse o pão, que estivessem a ver logo, do princípio ao fim.
INQ E depois, portanto, quando a massa já estava quê? Quando já estava pronta, dizia-se: "Olha, a massa já está"?…
INF1 Já está [vocalização] e vai-se tender.
INQ Já está quê?
INF1 Tender. E já está finta.
INQ Rhum-rhum. Vai-se tender.
INF1 Vai-se tender para se meter o pão no forno.
INQ E como é que a senhora tendia?
INF1 Cortava-se às peçazitas. Aquela massa muita que a gente tem na masseira, cortava-se às peças para se pôr no no tabuleiro [pausa] e para se meter no forno.
INQ Sim senhor. E no tabuleiro não havia uma espécie dum lençol ou não sei o quê…
INF1 Pois. É [vocalização] o panal.
INQ É o panal também?
INF1 É o que a gente colo- cobre o pão [pausa] quando fica na masseira
INQ Pois.
INF1 com o farelo. E depois tira-se aquele farelo e [vocalização] tudo. O panal depois estende-se no tabuleiro [pausa] e depois põe-se o pão.
INQ E punha com quê? Como é que punha o pão para o forno?
INF1 Como é que o punha? É assim às peçazinhas pequenas.
INQ Não era só… Mas é em cima de quê?
INF1 Do tal panal e no tabuleiro.
INF2 Ai, meu Deus.
INQ Sim. E depois quando ele já estava no tabuleiro para ir para dentro do forno, onde é que a senhora?…
INF1 Com a pá.
INQ Com a pá. Mas, antes de, quando estava a aquecer o forno, não tinha um pau que era para espalhar as brasas?
INF1 [vocalização] Pois era o tal rodo [pausa] que a gente espalha aquilo.
INQ Espalhava e depois puxava… O rodo também era para puxar as, as brasas…
INF1 As brasas. Pois [vocalização].
INQ E para lim-… E para limpar o chão não punha um, um pau com um pano molhado, ou não sei quê?…
INF1 [vocalização] É o ta- É o vassoiro.
INQ O vassoiro era quê? Era com um pano ou era com, com umas?…
INF1 Quem quer é com um pano, quem não quer é com uma [vocalização] giesta.
INQ Rhã-rhã.
INF1 Com o pano, eu aqui no meu forno não dá, porque [pausa] o pano molhado estoira o o tijolo.
INQ Ah! Pois, estou a perceber.
INF1 E com a giesta fica [vocalização] , pronto, é melhor! Não aquece tanto aquela telha por baixo e não me estoira tanto [vocalização] aquele aquele tijolo. Pronto.
INQ Sim senhora. E dava algum nome àquele pão pequenino que, às vezes, se fazia mais achatadinho?
INF1 Bola. A bolita. É uma bolita.