INQ1 E como é que era o sarilho aqui?
INF Um sari-? Um sarilho era um [vocalização]… Ora bem, por exemplos, façamos assim: [pausa] na na ponta tinha umas pombas – chamava-lhe a gente as pombas –, [vocalização] uma tabuinha em cada ponta, uma tabuinha [pausa] em cada ponta.
INQ1 Pois, era uma coisinha que andava à volta?
INF E depois ele era montado em cima de du– em cima de duas cangalhas.
INQ2 Não era assim?
INF Não.
INQ2 Não?
INQ1 Era um que andava à roda.
INQ2 Ai, era de roda.
INF Era, era Era montado em cima de duas cangalhas. Façamos de conta que tinha uma cangalha daqui, outra daqui, o sarilho era aqui no meio, depois a gente pegava aqui assim no… [vocalização] Metia a maçaroca no fuso e depois com esta mão tocava o sarilho e, e e assim fazia a meada.
INQ1 Portanto, era uma coisa que andava assim à volta?
INF Andava à volta.
INQ1 Ao alto?
INF Ao alto.
INQ1 Não era…
INF Andava assim como a ro- como a roda de azenha, assim.
INQ1 Exacto.
INF Pronto. E…
INQ1 E tinha duas pontas, portanto…
INF Tinha quatro…
INQ1 Tinha duas cangalhas que eram assim, que vinham ao ar e a, e o sarilho ficava…
INF É. Para pegar. E depois o sarilho ficava no meio.
INQ1 Tinha um … como se fosse um eixo e andava à volta.
INF Quatro pontas. Era.
INQ1 Tinha quatro pontas?
INF Tinha quatro pontas, sim.
INQ1 Essas coisinhas chamava as pombas?
INF Chamava-se-lhe as pombas.
INQ1 Que era nos, em cada uma das, dos pauzinhos?
INF Dos pauzinhos. Em cada um dos pauzinhos, tinha, que era onde se fazia a meada em cima.
INQ1 Sim senhor. E como é que se fazia andar aquilo à roda? Tinha uma manivela ou?…
INF Era [vocalização]… Tinha assim do lado uma manivela.
INQ1 Uma manivelita pequenina.
INF E a gente com uma mão tocava a manivela e com a outra segurava o fio.
INQ1 Sim senhor. Então, quando… Fazia a meada; e depois que é que se faziam com as meadas? Que é que se fazia com as meadas?
INF Depois de as meadas [vocalização] estar feitas, pronto, lavavam-se, metiam-se em água bem quente com [vocalização] cinza.