INQ1 Quem é que lha fez, foi o seu pai?
INF [vocalização] A mi- Não, o meu pai não. Lá lhe ofereceram a ele. Até já Até já estava em cor de vinho de ser tão velha, a roca.
INQ1 Devia ser lindíssima!
INF Era linda, era.
INQ1 E o que é que lhe fez?
INF Toda… E depois E depois aqui toda cheiinha de pregos para para pegar as caninhas.
INQ1 E o que é que lhe aconteceu a essa roca? Acabou-se.
INF Sei lá. A casa era lá para cima, aquilo …
INQ2 Rhum-rhum.
INQ1 Olhe, como é que a senhora chama a esta parte de cima, que fica para cima da roca? Ou não tem nome nenhum? Se não tiver nome nenhum…
INF Aqui é o roquilho. Aqui no meio é o roquilho.
INQ1 No meio? A parte mais grossa? Ou, ou é esta, este, esta rodela?
INF Aqui, aqui, aqui esta parte é o roquilho, assim.
INQ1 A parte da barriga.
INF Agora aqui [vocalização], então, isto pertence tudo à roca, não é? Daqui para cima é, é é tudo roca. Ele aqui Eu, aqui, é é um pauzinho para cima, pronto. É amparo de pôr o manelo. Por exemplo, agora, a gente tem a estriga, [vocalização] põe-na assim na mão, começa assim com um pouquinho, zás, zás, zás, zás, zás, zás, enrosca, enrosca até que se enrosca. Depois de estar enroscado, bate-se isto. Vai-se assim com uma mão e [vocalização] uma parte bota-se para acá, outra para alá, vai-se com o cartapaço, ele põe-se por cima…
INQ1 O cartapaço é uma carapuça que se põe? De papel?
INF É. Há cartapaços muito lindos! Até os faziam das cartas [pausa] de jogar, muito bonitos.
INQ1 Ah! Sim, sim.
INF Outras vezes, dum papelão bonito. Eu, eu f- Eu sei-lhos fazer os cartapácios.