INQ1 Se vir um, um, um enxame de abelhas que anda por aí, não o pode agarrar?
INF Ah, faço sempre a diligência!
INQ1 Como é que é?
INF [vocalização] A gente vai atrás dele até ele pousar, se não vai para muito longe.
INQ1 Ai vão… Mas não fazem, não batem no chão?…
INF Bate-se, bate-se, ou com latas, ou joga-se água, ou joga-se terra para ver se ele pousa.
INQ1 Ah!
INF É.
INQ2 Rhum-rhum.
INF Ir fazendo muita bulha atrás dele…
INQ1 É?
INF E elas pousam e depois de estarem pousadas, então a gente vai a recolhê-las.
INQ3 Pois.
INQ1 O senhor sabe fazer essas coisas todas?
INF Sei, sei, sei.
INQ2 Mas como é que as mete para dentro? Vão recolhê-las como?
INF Elas poisam [pausa] numa árvore, ou numa parede, ou no chão.
INQ2 Rhum-rhum.
INQ1 Rhum.
INF Es- Este ano pousou-me um no chão. E eu disse: "Ah, como é que eu vou fazer com este com este enxame"? [vocalização] Veio-me uma coisa à ideia: peguei em dois pauzinhos e [vocalização] , ao lado, e peguei na colmeia e pus em cima [pausa] das pedrinhas dos pauzinhos.
INQ1 Rhum.
INF E o enxame estava assim aqui. E depois começa-se a bater Ruído de batimento [pausa] na colmeia e lá vão elas para dentro.
INQ2 Na colmeia.
INQ1 Tão engraçado!
INF E já quando é na árvore, pois a gente corta o galho da árvore, se é delgadinho, e sacode dentro da colmeia. E a colmeia fica ali. E elas, as que estão fora, recolhe-se tudo.
INQ3 Recolhe-se tudo.
INF Porque assim que entra a rainha, aquilo parece uma procissão por ali dentro.
INQ1 Que engraçado!
INF É. Aquilo é que é voar, voar tudo na mesma direcção.
INQ3 Que engraçado!
INF Eu tive d- este ano dois naturais, [pausa] e fiz sete, sete, artificiais.
INQ3 Ah, ainda fez muitos!
INF Rhã!