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Outeiro, excerto 40

LocationOuteiro (Bragança, Bragança)
SubjectO moinho, a farinha e a panificação
Informant(s) Aulo Aureliano Calíope
SurveyALEPG
Survey year1994
Interviewer(s)Manuela Barros Ferreira Luísa Segura da Cruz
TranscriptionCatarina Magro
RevisionMaria Lobo
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

Text: -


[1]
INF1 Ah!
[2]
Tem cãles.
[3]
[pausa] Tem assim caleira cãles.
[4]
E depois pomos-lhe na frente chamam-lhe as comportas uma tábua.
[5]
INF1 Com dois paus para fechar.
[6]
INF1 Com cubo é aquele ali da de ao da ponte.
[7]
INF1 Do santuário, ali, da parte de cima.
[8]
INF1 Agora, o nosso não.
[9]
O nosso é cãle
[10]
e depois pomos-lhe uma tábua com uns paus.
[11]
INF1 Tem a presa, a presa para puxar a água para ,
[12]
e depois temos-lhe um golete assim.
[13]
INF1 Um golete [vocalização] na frente.
[14]
Que pomos-lhe as tábuas e depois temos um golete para a água ir
[15]
INF1 Para sair do rio, da presa para baixo.
[16]
INF1 É.
[17]
Depois é tapado.
[18]
INF1 Pomos-lhe uma tábua
[19]
e depois vai para o vai para as pedras.
[20]
INF1 É a [vocalização] tal comporta.
[21]
INF1 No rodízio.
[22]
No rodízio,
[23]
e o rodízio é que faz andar a pedra.
[24]
INF2 Depois faz-lhe andar o rodízio
[25]
[pausa] e a pedra é com o que mói o pão.
[26]
INF1 Porque
[27]
INF1 Tem-lhe
[28]
Tem umas uma coisa de ferro [pausa] na ponta do rodízio,
[29]
que o rodízio é de pau
[30]
INF1 O rodízio é de pau,
[31]
e por baixo é de ásperas.
[32]
Assim no É um aro, largo,
[33]
e depois tem aquilo ásperas.
[34]
Para a água bater nas ásperas e ele rodar.
[35]
INF1 É.
[36]
INF2 É sim.
[37]
INF1 Bate a água [pausa] ao redor.
[38]
INF2 Olhe, a água até faz faz andar [pausa] o rodízio
[39]
e o rodízio faz andar em cima a pedra.
[40]
INF1 O rodízio.
[41]
INF1 Pois é um como sendo um eixo.
[42]
INF2 É.
[43]
INF1 Como nós agora, nós pomos-lhe um pau ou uma
[44]
INF3 Eu disso não lhe posso explicar, que eu disso não sei,
[45]
isso não sei nada.
[46]
INF1 Não
[47]
não posso
[48]
É que não lhe posso explicar bem o nome, o nome bem do pau.
[49]
INF3 Posso-lhe mostrar o meu que tenho ali
[50]
mas este é
[51]
INF1 Não.
[52]
Mas esse é diferente.
[53]
Esse é eléctrico.
[54]
É diferente.
[55]
INF3 Este é de
[56]
É a electricidade.
[57]
Mas esse conhecem, ele ?
[58]
INF1 Têm, uma joguinha.
[59]
Uma joguinha que é donde é que ele se põe a boqueja
[60]
e depois é que ele anda.
[61]
INF2 É onde tem o o, o
[62]
INF3 Pois, isso
[63]
INF1 A senhora também sabe do moinho!
[64]
INF1 Pois, em baixo.
[65]
Agora assim no chão tem uma pedra assim,
[66]
e depois ele trabalha ali como sendo uma porta.
[67]
INF2 A água faz é rodar o rodízio sempre
[68]
INF1 Como sendo uma porta.
[69]
É.
[70]
Depois a água
[71]
INF3 , além disso, eu não lhe sei explicar.
[72]
INF1 É o mesmo que sendo o vento, também.
[73]
INF1 Não senhor.
[74]
De vento não.
[75]
Não por abaixo.
[76]
INF1 Para aqui não.
[77]
Nem nunca

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