CBV36

Cabeço de Vide, excerto 36

LocalidadeCabeço de Vide (Fronteira, Portalegre)
AssuntoO moinho, a farinha e a panificação
Informante(s) André

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INQ Olhe, o senhor boc-, de manhã falou-nos naquilo que tinha uma roda de madeira fora, ali perto da, das termas, que servia para, para fazer farinha. Como é que chamam àquilo?

INF Era uma azenha.

INQ E o homem que trabalhava na azenha como é que se chamava?

INF O moleiro.

INQ Os daqui foram sempre assim? Foram d-, dessa maneira? Portanto, havia duas ou três aqui, não havia mais nenhuma, ao longo da ribeira

INF Quer ver? . [pausa] uma em cima Ah! Ah! duas em cima que eu nunca as vi trabalhar. [pausa]

INQ Hum-hum.

INF Ali da estação para cima. Aqui ao das termas uma outra que essa ainda a eu vi trabalhar, ainda comi a farinha que foi fabricada. Três. [pausa] Aqui em cima nesta nesta direcção outra [pausa] que essa [vocalização] ainda eu comi de farinha [pausa] depois de casado. Quatro. [pausa] Depois havia outra em baixo. Cinco. aqui nesta ribeira havia cinco. Cinco moinhos desses. Agora está outra ribeira além daquele lado passam duas ribeiras aqui em que dantes tinha muitíssima água. E hortas, isso era sempre hortas por todos os cantos. [pausa] A outra daquele lado [pausa] tinha uma que eu nunca a vi trabalhar mas estão os arcabouços, ali quando se vai por a estrada nova, que se passa ali à casa de cantoneiros Antes de se chegar à casa de cantoneiros, ali umas paredes velhas, ali assim, está ali um açude, havia uma azenha. Mas essa, essa essa quando eu conheci aquilo mal era uns casarões, não tinha telhado, não tinha nada. [pausa] O meu sogro morava noutra. Essa, ainda eu vi trabalhar. [pausa] Logo mais abaixo havia outra Essa, também nunca a vi trabalhar. Essa, também nunca a vi trabalhar. , [pausa]

INQ Então ainda havia umas quantas, aqui.

INF E dali dali [pausa] haveria noutros tempos mas isso eu não alcancei, ne- nem pouco nem muito. Mas ainda era fácil haver porque [pausa] estava o sítio por onde passava a levada que levava a água para as azenhas.

INQ Portanto, se eu bem percebo, havia o açude que era onde juntava a água, não era?

INF Pois.

INQ E depois havia

INF [vocalização] Aquela levada que tinha um aqueduto para quando havia cheias [pausa] grandes, para não ir água demasiada para dentro da vala. Caía ao açude para baixo.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases