R&D Unit funded by

CLC32

Caniçal, excerto 32

LocationCaniçal (Machico, Funchal)
SubjectOs barcos e a pesca
Informant(s) Acúrsio
SurveyALLP
Survey year1994
Interviewer(s)João Saramago
TranscriptionSandra Pereira
RevisionAna Maria Martins
POS annotationSandra Pereira
Syntactic annotationCatarina Magro
LemmatizationDiana Reis

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INQ Ah, eu queria-lhe perguntar era outra coisa. Antes de haver o rádio, o vigia também aqui não dava sinal com um foguete, para chamar as pessoas

INF Davam Dava sinal. Porque a gente estava Em ocasião estava-se em casa, . [pausa] [vocalização] rebentava o foguete a gente [vocalização] , eles deitavam [vocalização] bandeira. A gente sabia para onde era a baleia, se era para o sul, se era para o norte. Quando era duas bandeiras, era para o norte; uma bandeira , para o sul. Eu sabia [vocalização] qual era [vocalização] o destino. E então [vocalização], e de ocasiões que estava-se [vocalização] a [vocalização] trabalhar, [vocalização] na fábrica, [pausa] dava o foguete. As mulheres que estavam em casa, [vocalização] estava mulheres que ouviam e estava as que não ouviam. Fui muitas vezes para o mar sem comer. [pausa] Porque eu, a primeira baleeira que arreava era a minha. Porque era uma baleeira [pausa] mais pesada, [pausa] que tinha um [vocalização] que tinha uma parte de [vocalização] convés [pausa] na [vocalização] na baleeira. [pausa] Uma baleeira mais pesada e a coisa o Sabe que o pessoal o pessoal [pausa] agarrava-se primeiro à [vocalização] baleeira mais pesada, [pausa] para arrear primeiro. [pausa] E ocasiões que eu [vocalização], eles quando eles largavam da fábrica, eu estava a passar a norte. Eu estava Eu ia a norte. ! [pausa] Sozinho, [pausa] na baleeira.

INQ Mas, quando havia as baleeiras a remo, havia uma lancha que levava as baleeiras mais para longe?

INF Tem. Tinha Tinha o [vocalização] São Mateus, São José, [vocalização] o Persistência e o Passos Gouveia. Tinha esses [vocalização]

INQ Tinha esses quatro?

INF dois dois barcos dois barcos de apoio; [pausa] e tinha seis baleeiras; e tinha essas duas lanchas. [pausa] Pois.

INQ E normalmente, quando havia assim mais baleias, era a lancha é que ficava a matar depois a baleia, para o senhor seguir para a frente para outra, ou não? Quando trancava.

INF Não. [vocalização] Quem m-, Quem tran- Trancava-se e matava-se. [vocalização] se entre

INQ A lancha nunca ajudava a matar?

INF se entregava a baleia Acabando-se de matar, [vocalização] a baleia ficava acima de água, metia-se uma bandeira, [pausa] para o para o barco de apoio [vocalização] a ir ir a amarrar.

INQ E dava algum nome quando a baleia vinha acima e mandava aquele esguicho para cima de água? Dizia-se

INF [vocalização] Quando ela levantava a cauda Ela levantava a cauda e dava aquelas vergalhadas .

INQ Não, eu digo é aquele bufo, que ela às vezes

INF O bufo? É o esparto. [pausa] É o esparto. É um esparto que ela .

INQ O esparto?

INF Eu, eu, com a gente [vocalização] A gente via-se elas longe, era o esparto. [pausa] Porque [vocalização] a uma distância grande, [pausa] ela [vocalização] em indo ali [pausa] sem se espartojar, não se via. [pausa] Ela tinha que dar aquele esparto para o ar. E via-se aquela [pausa] aquele esparto, aquela [vocalização] aquele [nome] negro, fora de água. [pausa] E a gente via ela i- para que rumo é que elas iam andando. Porque ela ela, o [vocalização] esparto da baleia é é ali no lado esquerdo. . [pausa] A gente sabia que era cachalote ou era ou era a baleia. [pausa] Porque a baleia, [pausa] o esparto é a meio, [pausa] a meio, direito, [pausa] a meio do, do da coisa.

INQ Da cabeça.

INF E o E o cachalote fica ao lado. [pausa] o esparto para o la- para o lado esquerdo. [pausa] A gente sa

INQ Mas a que é que chamava baleia? Era por ser a fêmea do cachalote ou era

INF Não, não. [vocalização] A baleia A baleia tem uma família e o [vocalização] e o cachalote tem é outra.

INQ Portanto, o cachalote tinha os dentes e a baleia não tinha dentes.

INF Pois. Pois. Não. Não tinha. Não tinha. [pausa] É aquela. A baleia é aquela. [pausa] É a baleia. [pausa] E o cachalote é esse que está atrás de si.

INQ Ah, pois é! Exacto. E o Portanto, se o senhor ia atrás da baleia e ela mergulhava, não? Como é que via em que direcção que depois é que ela ia mais ou menos sair?

INF [vocalização] sabe que a gen- Ela alagava-se. [pausa] Alagava-se. [pausa] E quando ela ia à superfície da água, [pausa] a gente via o ressolho dela. [pausa] A gente via aquele ressolho de água [pausa] sempre a [vocalização] a sair, [pausa] a sair.

INQ A sair. Pois.

INF E a gente ia sempre naquele detrás daquele ressolho, sempre, sempre, sempre. [pausa] E estava quando el- quando ela saía, estava-se em cima dela. [pausa] Estava-se perto.

INQ Nunca se guiava pela inclinação que ela dava ao rabo quando mergulhava, pois não? Às vezes

INF Pois. [pausa] É. [pausa] Elas [vocalização] Aquela mergulha. [pausa] Que a gente a visse elas ela fazer assim torcia o rabo, esgarrou para ali , a gente via que ela estava mudando. [pausa] estava a mudar de rumo. [pausa] Estava a mudar para outro lado.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view