MST35

Monsanto, excerto 35

LocalidadeMonsanto (Idanha-a-Nova, Castelo Branco)
AssuntoA vinha e o vinho
Informante(s) Ambrósio

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.


INQ Diga-me como é que se fazia o vinho.

INF [vocalização] O vinho?! Agora Agora andam esmagadores. E, bom, dantes também os havia.

INQ Pois, antes. Antes, assim algum tempo.

INF A gente A gente tem uns pios. A gente [pausa] lava os pés bem lavadinhos, as pernas. A gente vai com os pés, anda então [pausa] Eu o meu ainda o faço assim.

INQ O que é que diz que está a fazer? Assim

INF Eu, que estou a fazer? Estou a pisar os cachos. [vocalização] Estou Estou a pisar os cachos.

INQ E depois então aquilo que esmagava para onde é que corria?

INF Aquilo, bem Aquilo, o esmagador está de cima do pio. E o Depois cai para baixo, para o pio. Estando esmagado, depois, é mexido com uns rodos, assim, umas coisas. Cha- Chamamos-lhe nós uns rodos, que é para mexer.

INQ E depois deixava ficar aquilo quietinho uns dias?

INF Po Depois aquilo ficava ali, depois fervia. Ferve. quase ma- Esborracha-se hoje, parece quase que amanhã de manhã que está no ar, porque aquela balsa vem toda ao cimo.

INQ E como é que chama àquele, aquilo enquanto ainda é doce? Ao líquido?

INF [vocalização] Aquilo [vocalização], se a gente : "Bom, o vinho ainda está doce"! [vocalização] A gente depois bota-lhe a água [pausa] no pio. Bom [vocalização], a gente depois também [pausa] [vocalização] assim uns preparos para ver quando quando tem a água. O vinho também é pesado. Bom, eu não o peso. Ele boto-lhe assim a água ao meu. [vocalização] Boto-lhe a que me parece. Mas assim as casas ricas têm assim um pesador, que é para pesarem, [pausa] para verem a coisa da água, se tem ou não tem.

INQ Portanto e quando ele se apanhava, portanto onde é que se, onde é que se trazia para, para, para aqui para

INF Havia Havia umas coisas de propósito, que era eram umas dornas. Dantes havia muitas. Ainda A casa ainda tem uma. É uma coisa assim de redondo co-. Tem um fundo e por riba está aberta. Depois andavam as mulheres a [vocalização] Aquilo depois estava em cima de um carro como estes. Depois andavam as mulheres a colher, deitavam para dentro daquela dorna. Deitavam para dentro. Depois dali ia para os pios. Estava a dorna cheia. Vinha a junta [vocalização] com aquela carrada para os pios.

INQ E quando, quando se andava a apanhar as uvas,

INF As uvas.

INQ depois quando se acabava voltava-se outra vez atrás, que era para ver se apanhava, se tinha ficado alguma coisa atrás?

INF Não, não voltam.

INQ Não?

INF Não senhor. [vocalização] Em se acabando de colher, prontos! Se fica às vezes algum, fica.

INQ Mas antes não se fazia voltar, portanto, não se costumava ver?

INF Não. [pausa] Ele a gente começa a colher e aquilo aquilo, ele o que vai é às linhas. [pausa] Va- Vai uma pessoa ou duas em cada linha, por fora, por fora. Chegava ao cabo da linha voltam para outra. Acaba-se Acaba-se-lhe de chegar ao fundo, ao [vocalização] acabamento da vinha, pronto! [pausa] Está a vinha colhida.

INQ Pois. Olhe, e então aqui, aqui dentro de casa então, que é que se fazia ao vinho? Portanto, ele deixava-se a ferver ali uns dias no pio. E depois?

INF Pois, pois ta Pois estava [vocalização]. Depois tirava-se. Têm uma coisa uma [vocalização] coisa assim à roda do pio, que é uma uma dorna, assim uma coisa quadrada. [vocalização] Caía para aquela dorna e daquela dorna apa- apanhava-se para pipos. em casa, iam levá-los à vila. Tinham numas umas juntas, uns pipos. Punham em cima do carro. Enchiam aqui os pipos no [vocalização] pio e iam ficar a encher em cima. em cima tinham uma torneira no pipo [pausa] e tinham um cano, assim comprido. O vinho da torneira caía para o cano; ao fundo do cano punham uns cântaros a aparar, [pausa] e outras pessoas a despejar para outras pipas.

INQ Portanto, o pipo é maior do que a pipa?

INF Os pipos são mais pequenos.

INQ Os pipos são mais pequenos?

INF São sim.

INQ Portanto, até quantos litros ainda se chama pipo?

INF Ah! Hoje pipos de cinquenta litros, pipos de [vocalização] cem, pipos de duzentos litros. É assim.

INQ Mas se for assim de quinhentos ainda se chama pipo ou é uma pipa?

INF [vocalização] Bom, [vocalização] se é assim grande, é uma pipa. A gente leva mil litros, leva oitocentos litros ou leva mil e quinhentos litros. É assim. Quando é assim mais pequeno, chama-se-lhe um pipo.


Guardar XMLDescarregar textoRepresentação da onda sonoraRepresentação em frases