INF1 É um coelho-de-natura que está aqui.
INQ2 Não, mas o, o escolar é castanho, é castanho…
INQ1 Como é que chama a este? Espera aí.
INF1 O [vocalização] escolar é [vocalização], é, é é doutro feitio.
INF2 Tem um de leira, tem um de lixa e tem um liso, [pausa] que é branco, todo branco. Tem um que é todo branco.
INQ2 Sim. Mas há um que é castanho?
INF2 Há um que é, que é sal- que é salgado. [vocalização] É este que é escolar-de-natura, que é salgado [pausa] e [vocalização] . Mas também comendo muito, faz mal. Tem que comer um pedacito, salgado. E há um que é
INQ1 Mas o coelho-de-natura é que eu gostava de perceber o que era?
INF1 O coelho-de-natura, que mo-, m-, m- morrendo lá lá na profundidade…
INQ1 Que tamanho é que tem? Que tamanho é que tem?
INF2 É aquele grande. Há destes assim. Há destes de dois quilos.
INF1 Tem [vocalização] Tem de meio metro. [pausa] Tem de um metro. [pausa] Tem mais de um metro.
INF2 Tem de um metro.
INF3 Tem de um metro, até [vocalização].
INQ1 Sim, e também faz mal a, a espinha?
INF1 Faz mal, sim senhor.
INF2 A espinha faz mal comer. Quer dizer, não faz mal. Quer dizer, chupando, tem muita gordura, faz mal.
INF3 Tem muito óleo.
INF2 Muito óleo.
INQ1 Ah, mas não faz mal à barriga, como o escolar.
INF3 Oh! É igual.
INF1 É igual, é igual.
INQ1 Ai, é?
INF3 Como o escolar…
INQ1 Então agora não sei se este é escolar se é coelho-de-natura.
INF1 Não, isso não é escolar. Escolar não é.
INQ2 Mas o senhor disse que o escolar é branco.
INF1 Tem duas qualidades.
INF2 Há [vocalização] Há duas qualidades: há um branco e há um amarelaço, [pausa] que é o que salga-se, [pausa] que é bom de comer. Mas também não se pode comer muito que aquilo dá dor de barriga.
INQ2 Pois.
INF2 [vocalização] E o outro [pausa] já pode-se fazer filetes e que [vocalização] …
INF3 Mas se ele tem o feitio dum coelho, está aqui.
INQ2 Mas esse coelho-de-natura é… é castanho?
INF1 É preto.
INF2 É [vocalização] ca- é pre- É como preto. é É escuro, é escuro.
INQ2 Preto, escuro, é escuro. E tem o olho esverdeado?
INF2 E eles levam depois a pele, desfazem em filetes, porreiro para comer. O outro é que não.
INF1 Pois.
INF2 O outro tem que se salgar.
INQ1 Olhe, então estes aqui são…
INF3 São as tais das aranhas.
INF2 Isto é a aranha.
INF1 Isto é um perigo.
INF3 Isto tem uma espinha aqui perigosa.
INF2 É bom de comer, [pausa] é bom de comer. Quando ela é grande, é bom de comer. É a m- É a mesma coisa que o chicharro. [pausa] O que tem é que aqui [pausa] picou, inchou. Se não tirar o fígado dele para pôr em cima…
INF3 Isso é um peixe bom de comer. O que é que do lado da cabeça tem uma espinha…
INF1 Tira-se o fígado e…
INQ1 O fígado dele?
INF2 O fígado dele é muito bom para pôr em cima.
INF1 Pega-se ele para quando incha.
INF2 Incha, e depois cria. E começa a criar e então [vocalização] dá dores que [vocalização]…
INQ1 Olhe e os, chamam sempre aranha, qualquer que seja, não é?
INF3 É aranha, é aranha.
INF2 Isto é tudo aranha.
INQ1 Tudo aranha?
INF2 Tudo aranha.