INF1 Isto é enguias, enguias.
INQ1 Enguia?
INF2 A gente chama-se aqui eirós.
INF1 Chama-lhe eirós. A gente chama-se aqui eirós.
INF2 A gente chama-lhe eirós.
INF3 Chama-se eirós mas é é enguia.
INQ2 Mas diz-se mais eirós aqui?
INF3 Diz-se mais enguia.
INF4 Aqui, aqui, a maior parte é eirós.
INF1 Também chama-se enguias, mas d-, mas ch- mas chama-se eirós.
INF5 Congro.
INF4 É congro! É eirós aqui.
INF2 Aqui chama-se é eirós!
INQ1 E quando é grande é que é eirós ou quando é pequena?
INF2 O eirós é diferente. A cabeça do eirós é diferente da [vocalização] do congro.
INF4 É mais pequenina.
INF3 É mais pequena.
INF1 É mais pequena.
INQ1 É diferente do quê?
INF1 Do congro.
INF3 Do congro.
INF2 É mais diferente. É diferente do congro.
INF1 É um congro. É mais-
INF3 É mais É mais curta a cabeça.
INF2 É congro.
INF1 É mais Esta é mais verde. Esta é mais verde.
INQ1 Mas é pequena, esta é mais pequena. Esta é mais pequenina.
INF3 E a espinha é verde. [pausa] E a espinha é verde. A espinha [pausa] deste peixe é verde.
INF1 A gente não se come, mas os [vocalização] de Lisboa diz que comem daquele peixe .
INQ1 Mas ouça uma coisa, mas é muito diferente porque estes peixes são mais pequenos, não é?
INF1 É mais pequeno.
INF3 A tromba é maior.
INF1 Parece quase uma cobra, assim comprida, não é?
INF1 É, é. O congro também é maior.
INF3 Vês aqui o congro?
INF1 Aqui, o congro.
INQ1 O congro é esse?
INF2 Aqui é o congro.
INF3 Isto é a moreia.
INF2 Isto é a moreia.
INF1 Isto é a moreia.
INF3 Isto é a moreia. Moreia, moreia.
INF2 É pintada.
INF3 É pintada.
INQ1 Olhe e costumam…
INF4 Há uma pintada.
INQ2 Há uma moreia pintada, não é?
INF1 Há a moreia pintada, sim senhor.
INF3 É.
INF2 Há a pre- Há [vocalização] duas qualidades de moreia.
INF1 Há Há duas qualidades.
INQ1 Ai, é?
INF2 Há preta e há mulatinha.
INF3 Há uma mulata e [vocalização]…
INF4 Não há só duas!
INQ2 E um que é mais escuro, só de uma cor só?
INF1 Há mais [vocalização]! Há mais qualidades. Mas tem uma moreia pintada, tem uma preta que também… Uma preta, que é tudo preto, que é mais pequena.
INF2 Mas há o moreão e há a moreia.
INF2 Há o moreão [vocalização] e há a moreia, [pausa] o que é o moreão é aquele todo preto. Dá preto.
INQ2 Qual é a diferença?
INF1 Deste há mais de uma qualidade.
INF2 Dá preto.
INQ1 O moreão é o preto?
INF3 O moreão é o preto.
INF2 E a moreia é [vocalização] Sim. E a moreia é pintada. E há outra [vocalização] moreã E a outra é moreã, preta.
INF1 Ela está aqui em seca.
INQ1 Sim senhor.
INF2 Olhe, está aqui um seco, uma moreã.
INQ1 E costumavam secar a moreia, ou não?
INF1 Diga?
INQ1 Costumam secar a moreia?
INF1 An- Antes secava.
INQ1 Agora já não?
INF2 Há muitos que secam.
INF1 Há muitos que secam [pausa] e outros que não secam.
INF3 Eles Mas fazem agora é caldeiradas e.
INF1 Não. Fazem frito, [pausa] frito.
INF3 Ou frito, depende.
INF1 Fazem, quer dizer, com cebola e [vocalização] começa a [vocalização] .
INF2 Mas também [vocalização] seca também fica boa.
INQ1 Olhe, e este assim?
INF1 Isto é um tubarão. Isto é tudo a- a- a seita do tubarão.
INF2 Oh, mas está aqui está aqui um cação, não é?
INF3 É o cação [vocalização]. É um Ou tubarão [vocalização].
INF1 Um tubarão.
INQ1 Não. Este é assim um que tem umas pintas?
INF1 Isso é tudo tubarão. Isto é tudo tubarão.
INF2 A gente chama-se aqui.
INQ1 Como?
INF3 Chama-se aqui o cação.
INF1 O cação [vocalização], mas é tudo tubarão.
INQ1 Então qual é a diferença entre o cação e o tubarão? Olhe, veja lá aqui também.
INF4 É tubarão.
INF1 É tudo tubarão. Isto é tudo tubarão. Mas
INQ2 Pois. Mas não há nenhum que se chame marracho aqui?
INF2 Tem o marracho.
INF1 Há o marracho. O marracho é diferente.
INF4 Há.
INF3 Este aqui, este é que é o tubarão!
INF1 Ai! O ma- O tubarão aqui. Este, este é o marracho. Es-, es- Este é como o marracho, mais ou menos. [pausa] Tem a- Mas tem a dentuça. [pausa] Olha a dentuça onde é que fica! Fica ao lado.
INF2 Olhe, tem estas, estas as guelras…
INF3 Este peixe…
INF2 Olha, está aqui.
INF3 A tintureira, não é? A tintureira.
INF2 Não é, não é. Isto é o cação.
INF1 Cação. Isto é o cação.
INQ1 Isto é cação?
INF3 Tudo tubarão. É tudo tubarão.
INQ1 Mil e nove.
INQ2 Algum, algum dos senhores falou em tintureira?
INF3 Há tintureira também o que é que é quer que a [vocalização] .
INF2 Há uma tintureira. Há a tintureira.
INF1 A tintureira.
INQ1 Mas a tintureira não está aqui, está mais para a frente também.
INQ2 Ai não está aí?
INQ1 Estes também se apanham aqui, ou não? Que só servem até, só aproveitam o óleo do fígado?
INF1 Esse apanha-se aqui, apanha-se.
INF3 Isso é tudo cação.
INF2 A-, a-, acho Acho que não é xara.
INF3 Isso é tudo cação.
INQ1 Uns que só apanham o fígado, só guardam o fígado, deitam o resto fora. Lá, pelo menos, no continente, fazem isso.
INF2 A xara? A xara não é.
INF1 Mas aqui [vocalização] eles não guardam o fígado disso.
INF3 Isso é preciso ter aquela [vocalização] aquele bico – o bico doce de osso.
INF1 Não, aqui eles não guardam o fígado disso. Isto é out- Isto é a [vocalização]
INF4 É tintureira. Isto é
INQ1 É uma pele muito, que raspa muito?
INF4 É tintureira.
INF2 A xara. Mas isto não é a xara.
INF4 Mas isto não é a xara.
INF3 Isto não é xara, senhores.
INQ1 Não?
INF2 Não. A que a senhora está falando…
INF3 Esta é.
INQ1 Essa.
INF2 É esta é que é, que a pele parece uma lixa.
INF3 Esta é uma gata.
INQ1 Exactamente.
INF1 Esta é a gata, a gata. Mas lá qu- aqui aproveita-se.
INF2 [vocalização] A carne até aproveita-se, também.
INF1 E- e- Essa chama-se a gata.
INQ1 Qual é a diferença entre a gata e a xara?
INF1 [vocalização] É diferente. O bico e tudo é diferente.
INF2 É diferente, que a gata [vocalização]… A pele [pausa] da gata [vocalização]
INQ1 Sim.
INF2 corta mais as mãos que a xara. que é [vocalização] um [vocalização] tem um [vocalização]
INQ1 Mas a gata não é uma que tem pintas? Não é assim, não é assim deste género assim com pintas, a gata, não?
INF1 Não, a gata é toda preta.
INQ1 A gata é toda preta?
INF2 Que é isto? Isto é uma gata que está aqui.
INQ1 Deixa-me lá ver que eu tenho a impressão que ainda tenho aqui mais uma. Veja lá.
INF4 Tem que ser assim o olho esverdeado.
INF3 Não sei.
INF2 É essa mesmo.
INF1 É esta mesmo.
INF2 Isto é uma gata que está aqui.
INF1 Isto é uma gata que está aqui.
INQ1 Essa é que é uma gata?
INF1 E há a trambolha, também. Chama-se um [vocalização] peixe igual.
INQ1 Essa é que é a tintureira?
INF1 Isso é uma Este é que cha- [pausa] Tintureira. Há um que chama-se também trambolha [vocalização] que é igual a esta.
INF2 Então, olhe, a tintureira está aqui.
INQ1 Sim senhora.
INF1 Que é maior. Que é grande.
INF2 Tem o rabo mais comprido.
INQ1 Portanto, há uma gata, há uma…
INF1 Trambolha, trambolha.
INF2 Há a trambolha.
INQ1 Trambolha, e a outra que tinha dito…
INF2 Xara.
INQ1 Xara.
INF1 Xara.
INF4 E há a trambolha também.
INQ1 E como é que eu distingo uma xara de uma trambolha e de uma gata? Como é que eu distingo?
INF1 É que a outra escorrega muito. A trambolha escorrega muito. Tem muito lodo.
INF2 A xara tem a cabeça mais larga.
INQ1 A trambolha escorrega.
INF1 Escorrega. Tem lodo. Tem muito lodo.
INQ1 Ah, não tem, não é aquela…
INF1 Aque– Aquela leira, aquela leira que está aí.
INF2 E a pele da xara é mais áspera.
INF1 A pele da xara, a xara não tem…
INF3 A xara, a cor é [vocalização] castanho escuro.
INQ1 Sim senhor.
INF4 Dê-me aí o [vocalização] cu- o cutelo, [interjeição]!
INQ1 Olhe, e estas assim?
INF2 Isto não é o ratão? Não.
INF1 Isto é ratão.
INF2 Ratão.
INF1 Chama-se rata. Ratões.
INQ1 São todos assim?
INF3 São grandes, também.
INQ1 São grandes são.
INF1 São grandes, são.
INF3 É como isso, comprido.
INF1 Este também é igual.
INQ1 Isto é tudo igual? É tudo…
INF2 Ratão.
INF3 Tudo ratão.
INQ1 Tem tudo o mesmo nome é?
INF3 É este aqui, o ratão.
INF1 Bem, este, também, este é diferente já deste.
INQ1 Olhe.
INF2 Aqui há desse.
INF1 Estes aqui, também há destes.
INQ1 E este aqui também.
INF1 É tudo raias. [pausa] Também chama-se ratões e chama-se raias.
INF2 Há desses também.
INQ1 É o mesmo?
INF1 É o mesmo.