INQ1 E da lula, aquela coisa fininha da lula que está lá por dentro?
INF4 É a espinha do meio.
INF3 A espinha do meio toda.
INF1 A espinha do meio. [pausa]
INF2 Não leves isso para acolá.
INF1 Esta também é igual. Est-, est-, esta é aquela a nossa a [vocalização]
INF3 Essa é a volante.
INF1 Esta é a volante.
INF3 A pota.
INQ1 Eu acho que esta é que é a volante, não?
INF1 Não! Esta é que é a pota.
INF3 A volante é outra.
INQ1 Esta é o quê?
INF2 A pota, que é a lula.
INF3 A lula, a lula.
INF1 A lula.
INF3 Esta aqui é a lula – a lula que a gente gasta cá.
INF2 Faz a espada – [pausa] para a isca da esp-.
INQ2 É o nome que se dá fora, ou dá-se aqui também?
INF2 Aqui. Dá-se mais aqui.
INF1 Dá-se aq– [pausa] Aqui dá-se mais a pota.
INF3 A pota.
INF1 Também chama-se lula, mas [pausa] chama-se mais a pota.
INQ1 O nome é, portanto, esta é a pota, e esta é a volante?
INF3 Este Isto é o volante.
INF1 Este Isto é o volante. Este é
INF3 É mais escuro.
INF1 Já vê que é diferente. Este é Veja aqui a ba- a barbatana a ba-…
INF3 Mais doce também.
INQ1 Mas é, esta é melhor, ou não é?
INF2 É melhor.
INF3 Esta é doce.
INF1 É que a barbatana vem ter a- vem ter aqui. [pausa] E veja esta.
INF2 E a outra sai pequenina vem ter.
INF1 A outra é pequenina; vem ter só até só aqui.
INF2 O corpo é mais comprido.
INF1 E esta é que é boa para isca – [pausa] para a espada.
INQ1 Sim senhora.
INF1 Isto é polvo, isto é polvo.
INF2 Isto é polvo.
INQ1 Isto é o quê? Isto é o quê?
INF1 Isto é polvo.
INQ1 Ah, então espere lá. Então espere lá para me dizer aqui estas, como é que se chamam estas coisinhas aqui do polvo?
INF1 Isto é as pintas dela que é que apanha…
INQ1 Aquilo com que eles agarram?
INF3 Isto é o [vocalização]…
INF1 Os a- Os anéis.
INF3 Os anéis.
INF1 Os anéis.
INQ1 Anéis. E esta parte aqui de cima da…
INF3 O caçapo.
INF1 Isto é o caçapo que chama-se.
INQ1 O caçapo. E lá dentro o que é que está?
INF1 Está os miolos dela. A–, aq–, aq– Aquela coisa, miolozinhos.
INF3 Tem miolos e depois tem o forrado – aquele forrado preto.
INF1 Tem o forrado preto lá dentro.
INF4 Depois o caçapo há que voltá-lo.
INF3 Que ele Que ela, quando se apanha-os, ele deita aquele o forrado preto.
INF2 Depois o caçapo tem que se [verbo]. Rhã-rhã!
INF1 Tem que se voltar para ela não [vocalização] não pegar no corpo.
INF3 Tem um forrado preto.
INF4 É o corpo dela.
INF1 Isto é a concha.
INQ1 Olhe, e estas coisas assim compridas que eles têm.
INF2 Os raios.
INF1 Isto é os raios.
INF3 É os raios.
INF4 É os raios com que eles agarram.
INQ1 Os raios.
INF1 Isto é que é o caçapo. Olhe Olha, virando este caçapo, mata logo.
INF2 Virando o caçapo, pronto, já acabou.
INQ2 Virando o caçapo. E por baixo só tem três coisinhas…
INF2 É. Aparece Parece Aparece à Parece a boca.
INQ1 Exactamente, como é que se chama?
INF1 É a boca.
INF2 É a boca.
INQ1 Aquela coisa que até tem que se tirar que é duro.
INF1 É. Isso é Isso é a boca.
INQ1 Que é assim parece um, um periquito?
INF2 É assim.
INF1 É pre- É preto. É preto.
INF4 É o papagaio. É o papagaio.
INQ1 Como é que lhe chamam a isso?
INF2 Isso eu não sei.
INF1 O quê? o [vocalização]
INQ1 Essa coisa que tem que se, como é que?
INF2 O nome. É o nome dele. Aquilo é que faz assim: txctxctxc. Tem duas que tem quatro assim.
INF3 Homem, é a boca da polva.
INF4 É o papagaio. Não lhe disse que é o papagaio.
INQ1 Chama-lhe a boca?
INF1 Chama-se a boca.