R&D Unit funded by

VPA17

Vila Praia de Âncora, excerto 17

LocalidadeVila Praia de Âncora (Caminha, Viana do Castelo)
AssuntoOs barcos e a pesca
Informante(s) Heróstrato Hesíodo Hiérocles

Javascript seems to be turned off, or there was a communication error. Turn on Javascript for more display options.


INF1 Ainda ontem houve ouvi na televisão [pausa] uma reportagem sobre, so- sobre os arrastões, dum barco que foi preso. Foi preso e o mestre o mestre que era o patrão também é quem estava a falar. E falou bem. Falou bem e ele disse, também, que usavam Não disse sacos mas usam, a gente sabe que usam [vocalização] mas falou nas forras.

INF2 Fecha o saco.

INF1 Fecha Fecha à mesma o saco [pausa] e o peixe não passa.

INF2 Aquilo [vocalização] as forras, compreende É o saco, não é? E depois leva [pausa] uma parede aqui, outra aqui, quer dizer, a parede vai emendando uma na outra.

INF3 Faz uma tábua.

INF2 Faz uma tábua, é uma tábua.

INF3 Não passa nada.

INF2 Quer dizer ali não passa nada.

INF3 Não passa nada.

INF2 Quer dizer, a malha de dentro é grande, não é? Mas a senhora a senhora, por exemplo, faz assim a uma mão, aqui pode haver um buraco, mas se põe assim esta mão, assim mas se puser outra assim, quer dizer, fica [pausa] mais pequeno.

INF1 Vai tapando.

INF2 Quer dizer, a forra na parte de fora, compreende, é que é que vai fechar o a malha na na parte de dentro.

INQ Claro

INF2 Porque a parte de dentro, seja a malha grande, mas a parte de fora, a forra, se for [pausa] pequena, uma vai tapar a outra, automaticamente fica o saco fica o saco fechado.

INF1 Mas o mais mau ainda não é por ainda não é por . O que é mais mau é [vocalização] o sobressaco. O sobressaco é que é pior. Porque com as forras é por a pola parte de baixo. E o peixe, por a pola parte de baixo [pausa] não foge tã- tão fácil, não é. Por a Pola parte de cima é que foge mais. E então é quando eles metem o sobressaco, que é uma malha mais pequena.

INQ E que vai por cima do outro é?

INF1 Dentro.

INQ Ai dentro do outro.

INF1 Vai dentro, dentro do grande.

INQ Pois, portanto não passa nada.

INF1 Claro, assim não passa nada. Eles fazem, que eu também fiz. Não . a trabalhar no com os portugueses não, mas fiz. [vocalização] E estes todos também. E este colega também estava, que andávamos os dois no mesmo barco, num belga. E fizemos.


Download XMLDownload textWaveform viewSentence view