INF Uvas, as qualidades eram melhores que agora. Eram [pausa] apanhadas mais tarde do que agora. Havia melhores Verões que o que há agora.
INQ Pois é.
INF Melhor clima ainda.
INQ Pois é.
INF E [vocalização], por exemplos, a uva agora é apanhada toda em [vocalização] em [vocalização], em Ou- Setembro, fins de Setembro, princípios de Outubro. Dantes era fins de Outubro e entrava para o outro mês dentro, é que se apanhava a uva, quando ela estava bem madura!
INQ Bem madura!
INF Ali as, a, a bem sorvadinha ali para ir para o para o lagar; depois era pisada; depois ia para a para os tonéis, era [vocalização] ia curtir; depois era tirada pelos postigos, era picada por cima, para, para [vocalização] com aquelas têmperas que eles faziam; picavam-na com uns forcados assim de, parecia assim um [vocalização] uns ferros, assim ao jeito daqueles daquelas rocas de apanhar fruta.
INQ Sim.
INF Era picada e [vocalização] , que era para para eles verem mais depressa o curtimento; depois, ao fim de três dias, o vinho era provado: se ele picasse, para não [vocalização] perder o doce e que ele picasse um bocadinho, era logo tirado. Pronto! Era tirado novamente para o… Tirava-se o vinho por baixo pelas torneiras para encher as vasilhas; e o e o bagaço depois, o [vocalização] o que era a massa, ia para o lagar, era pisado e espremido; tirava-se o vinho e depois era outra vez escangalhado, esgadelhado no no lagar e,então, levava muita medida de água, conforme o espesso os peso, a quantidade – não era? –,
INQ Pois.
INF e era repisada a pés outra vez e ia outra para a prensa e fazia-se água-pé para os homens beberem.
INQ Água-pé? Pois. Pois é. Pois é.
INF É, fazia-se a água-pé, que é o que os homens bebiam no trabalho.