INQ1 E esta onde tem o tecido enrolado?
INF Ah, a gente chamam é [vocalização] o [vocalização] o rolo.
INQ1 O rolo.
INF É. A gente
INQ1 Porque tem uma parte num órgão e depois outra parte no rolo, não é?
INF É. Porque a gente quando vão descarregando daqui do órgão, a gente vão passando é para o rolo.
INQ1 Pois.
INQ2 Para não ficar muito cheio aí, não é?
INF Pois. A gente aqui não podem tecer com muita altura.
INQ1 Pois.
INF A gente quando tem aqui uns dois metros… [pausa] enrolado, a gente já não podem tecer mais porque isso fica muito alto.
INQ1 Pois.
INF E a gente desenrolam e passem… [pausa] A gente fazem assim: eu, agora, eu vou tirar uma tirada, que é…
INQ2 Uma tirada é o que está no?…
INF A tirada é para trás. E eu, agora, eu vou desenrolar o rolo [pausa] – que ele mesmo estava para tirar.
INQ1 Rhum-rhum.
INF A gente passam-lhe a vara assim [pausa] até aqui a uma certa altura.
INQ1 A varinha?
INF A varinha, a gente passam-na para aqui. A gente acertam pouco mais ou menos aqui o coisa, e a gente tornam, medem, passam aqui [pausa]
INQ2 Os dedos, por aí.
INF nos dedos, porque a gente tem aqui as nossas [vocalização] coisas. E a gente enrolam de novo. Estou enrolando porque eu já tirei a tirada. [pausa] Está pronto a a gente começar outra vez ele [vocalização] a tecer. A gente chamam isso é as cordas.
INQ1 As cordas, que é o que prende a chave?
INF É o que prende a chave de daqui da parte de trás. Agora a gente, ele puxam isso para trás ou coisa [pausa] e a gente vem aqui, fazem o rolo.
INQ2 Agora saiu daí.
INQ3 Essa está quase pronta. Essa medida…
INF Essa, isso já está acabando.
INQ3 Está acabando.
INF É. A gente estão acabando. E mesmo a teia [pausa] tem ali só mais uma manta. Eu que-
INQ2 Está aqui marcada.
INF Ele [vocalização], ele está aí marcado. Isso é um lacinho que eu ponho aí, porque, às vezes, se eu levo muito tempo a tecer e se eu me despercebo… É porque é: a gente quando era mantas, a gente sabem que estão tecendo uma manta são dois ramos. Mas como há uma que quer dois metros, outra quer cinco metros, e a gente temos a nossa medida ali… Quando a gente urde – a gente chamam aquilo é [pausa] o ramo –, a gente sabem quantos ramos botam ali. Eu costumo a carregar sempre [pausa] dez mantas e meia. São vinte e um ramo.
INQ2 Portanto, é dois ramos para cada…
INF Para cada manta.
INQ2 Para cada manta.
INF Mas como a gente agora há uma que quer um bocado de passadeira e outra quer [vocalização] uma carpete que leva só dois metros e outra quer [vocalização] metro e meio por metro e meio, e eu para não me desperceber
INQ2 Marca.
INF quando eu che-, é o [vocalização] , quando eu começo a enrolar aí – quando a gente começam a carregar –, eu carrego um ramo. Assino-o logo, que é donde está aí esse assinozinho. A isso ainda não chegou porque eu estou acabando essa manta e ainda me fica mais um raminho.
INQ2 Mas um ramo, qual é o comprimento que dá na manta?
INF É dois metros e vinte cinco.
INQ2 Portanto, são duas… quase duas varas. Não é bem. Não. É um bocadinho mais do que a vara, não é? Porque a vara é um metro e?…
INQ3 Um metro e dez.
INQ1 Um metro e doze.
INF Um metro e doze.
INQ2 É. Duas varas.
INQ3 Pois é. É duas varas.
INQ1 É duas varas.
INF É duas varas. Duas varas, ele [pausa] é uma manta. Mas há pessoas que, como as a- as camas agora [pausa]
INQ1 São maiores.
INQ3 São maiores.
INF são maiores, elas pedem-me que querem com mais [vocalização] medida.
INQ1 Comprimento.
INF Eu faço da maneira que a pessoa quer.
INQ1 Claro.
INF Agora largura, [pausa] eu não posso fazer mais do que esse.
INQ1 Não pode ser.
INF Que isso dá oitenta e [vocalização] cinco centímetros ou lá o que é. Mas eu tenho de cinquenta centímetros e tenho de sessenta. Porque ele [vocalização] talho-as então pelo lado de dentro. Eu tenho mais hastes; não é só essa.
INQ3 Pois.
INQ2 Rhum-rhum.
INF E isto é tudo, ele [vocalização] tanto o liço, como a haste, eu é que faço tudo com a minha mão. Ele esse trabalho não é ninguém que o faça, eu é que sei fazer tudo.