Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

2265

Livro dos Mártires

TitleLivro dos Mártires
AutorBernardo de Brihuega
EdiçãoAna Sonsino, Marta Cruz e Cristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução do texto castelhano do 3º livro da obra hagiográfica de Bernardo de Brihuega, Genesi Alfonsii, composta em 1260-80.
Data da Tradução/Redacção1300-1325
TestemunhoLisboa, João Pedro Bonhomini de Cremona, 17 de Agosto de 1513. Exemplar único na Biblioteca do Paço Ducal, Vila Viçosa, Livro nº 36.
Data do Testemunho1513
BITAGAPManid 1028 cnum 2265 Texid 1032
GéneroHagiografia

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   76b < Page 76c > 76d

em nemhuũa guisa. Feze o degolar. e tomarom o seu corpo os pobos que el auia comuertidos aa fe de jesu o E soterrarõ no em aqle mesmo logar hu ele soja adorar. E em aquele logar som muytos beẽs feitos por ele a louuor de nosso senhor jesu o. Mas agora vos leixaremos aqui de falar dele. e cõtar vos emos de como Maximo seu companheiro foy marteirado.

¶De como Maximo foy ferido com paos. e dpois degolado. Capitulo .clvj.

DEsque sãto Antonio foj morto segũdo que vos de suso tamos na sua paixom. Começarõ todolos aãos a homrrar muyto Maximo que era amigo de santo ãntonio mujto amado. E disse emtom a Prisco. o consul huũ emmigo da fee dos aãos. Que proueito ha. que tu mataste Antonio? ca Maximo seu amigo torna para sy mayor gente que nom ele. E quando Prisco o ouuio. emuyou a ele seus piões. que o tomassẽ. Mas começarom os poboos a defende lo. E disse lhes emtom sam Maximo Filhos. nom queirades enbargar a minha yda. E emtom o muy firme.e muy sem todo medo foi se pa


Guardar XMLDownload text