Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1008T1008

História de mui nobre Vespasiano

TitleHistória de mui nobre Vespasiano
AutorDesconhecido
EdiçãoMaria Inês Almeida
Tradução/RedacçãoTradução do castelhano. O poema em francês do séc.XII Vengeance de Nostre-Seigneur ou Histoire de la destruction de Jerusalem está na origem de prosificações levadas a cabo nos sécs. XIV e XV e que forneceram o arquétipo para as traduções ibéricas deste texto.
Data da Tradução/Redacção1496 (antes de)
TestemunhoLisboa, Valentim Fernandes, [1496?]. Biblioteca Nacional de Portugal, Inc. 571
Data do Testemunho1496
BITAGAPManid 1008, cnum 1008, Texid 1008
GéneroNovelística

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   40v < Página 41r > 41v

uesse por bẽ fora de roma . por o ql vos conuẽ senhor q vos ẽuiees a justiçar aa çidade de albana depois q a sentẽça for dada e outorgada . e em aqlla çidade deuẽ seer justiçad todos aqlles q forẽ culpados de crimẽ de treyçã ysto tẽ por direito aqlla çidade . E o emperador disse q lhe prazia muyto se direito era . q assi se fezessem . e emtã ẽtrarõ os senadores em hũa salla e alli ordenarõ e determinarõ a sentẽça cõtra pilat . e depois vierõ diãte do empador e leerõ a sentẽça diante de pilat q era presente .

¶Como foy leuado pilat aa çidade de albana e ho meterõ em huũ poço . Capitollo .xxvij.

TAnto q a sentença foy leida o empador mandou a trinta caualleyr q se aparelhassem como leuassem pilatus sagesmẽte aa çidade d


Guardar XMLDownload text