Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1008T1008

História de mui nobre Vespasiano

TitleHistória de mui nobre Vespasiano
AutorDesconhecido
EdiçãoMaria Inês Almeida
Tradução/RedacçãoTradução do castelhano. O poema em francês do séc.XII Vengeance de Nostre-Seigneur ou Histoire de la destruction de Jerusalem está na origem de prosificações levadas a cabo nos sécs. XIV e XV e que forneceram o arquétipo para as traduções ibéricas deste texto.
Data da Tradução/Redacção1496 (antes de)
TestemunhoLisboa, Valentim Fernandes, [1496?]. Biblioteca Nacional de Portugal, Inc. 571
Data do Testemunho1496
BITAGAPManid 1008, cnum 1008, Texid 1008
GéneroNovelística

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   9v < Página 10r > 10v

asy como esta molher q vos aq trago q estaua bẽ assi como vos . e aqlle signal de jhesu o guaresçeo e saarou . porq vos digo verdad snor . q vos adorãdo aqlle q he verdadeyro de : e verdadeyro homẽ todo poderoso . e tomou carne da virgẽ santa maria . e nasçeo sem door e sem corrõpimento q ella teue e quis morrer na cruz por saluar a linhagem humanal e depois resorgio ao terçeiro dia . e aos quarẽta dias sobio aos çeos depois q resorgio em presença dos se apostollos . e depois a cabo de dez dias q foy sobido aos çeos emviou o esprito sãto sobre os apostollos . e desçenderaa ao dia do juyzo verdeiro ds e verdeiro homem julgar os boos e os maaos . e a cada huũ dara o galardõ segũdo teuer mereçido e feyto . E depois senhor a mester que vos bautizedes a augoa do esprito santo bem asy como o custumã os vossos cristaãos e logo serees saão E se todas estas cousas vos fezerdes podes seer saão d vosa ẽfermidad e d vossa doẽça nehuũ tẽpo . E todas estas cousas eu aprẽdy senhor em huũ sermõ que ouuy pgaar em esta çidade no tẽpo de vosso padre . e tambẽ em jherusalem de jacob vosso leal seruidor e amigo do santo profeta jhesu christo .

¶Como disse o emperador que se deus hehe: erro por lhe. daua saude que vingaria a morte daquelle santo profeta jhesu chistochisto: erro por christo. . Capitollo .x.


Guardar XMLDownload text