Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1008T1008

História de mui nobre Vespasiano

TitleHistória de mui nobre Vespasiano
AutorDesconhecido
EdiçãoMaria Inês Almeida
Tradução/RedacçãoTradução do castelhano. O poema em francês do séc.XII Vengeance de Nostre-Seigneur ou Histoire de la destruction de Jerusalem está na origem de prosificações levadas a cabo nos sécs. XIV e XV e que forneceram o arquétipo para as traduções ibéricas deste texto.
Data da Tradução/Redacção1496 (antes de)
TestemunhoLisboa, Valentim Fernandes, [1496?]. Biblioteca Nacional de Portugal, Inc. 571
Data do Testemunho1496
BITAGAPManid 1008, cnum 1008, Texid 1008
GéneroNovelística

O script do Java parece estar desligado, ou então houve um erro de comunicação. Ligue o script do Java para mais opções de representação.

índice   25r < Página 25v > 26r

atee o sol posto . e por rezõ da noite se sayrõ de cãpo . E morrerõ em esta peleja da parte de pilat qtro mill e setecẽtas pessoas . e da parte do empador mil e duzẽtas pessoas . mas nosso senhor q quis q a sua morte fosse vingada fez alli huũ grãde milagre q como todos cnydauãcnydauã: erro por cuydauã. q se tornariã polla noite q vinha . E ho sol posto começou a sayr logo o sol no ouriẽte bẽ assy como se a noite fosse passada e foy dia claro . e por isso se aparelharõ huũs e outros pa pelleja . E quãdo o emperador e as suas gentes virõ este millagre forõ muyto allegres . e coheçerõ q aqllo era feito per voõtade de ds . E o mestre salla sua gente ferio rejamẽte na outra batalha de pilat q durou a peleja des a hora da pma atee hora de noa passada . e morrerõ de gẽte da parte de pilat duas mill e duzẽtas e çinquenta pessoas . e muyto forõ açesas e esqueẽtadas aas batalhas hũa outra . mas a hora da vespa tornarõ ao campo todos juntos . e durou a peleja atee o sol posto . e morrerõ da parte de pilatus obra de tres mill e duzẽtas e çinquoẽta pessoas . e da parte do empador qtroçentas e çinquoẽta pessoas . e assi perdeo pilat p tod onze mill e noueçẽtas e .xl. pessoas e de hi pa çima . e da parte do ẽpador tres mill e çinquoẽta pessoas e de hi pa çima . e vençeo o empador o cãpo . e derõ no alcanço aos d pilat atee as portas da çidade . no ql alcanço matarõ huũ homẽ q muyto tẽpo auia q andaua polla çidade como sandeu dizẽdo

Guardar XMLDownload text