Corpus de Textos Antigos

Menu principal


Powered by <TEI:TOK>
Maarten Janssen, 2014-

M1141T1080

Vida do Duque Antíoco

TitleVida do Duque Antíoco
AutorS. Atanásio de Alexandria
EdiçãoCristina Sobral
Tradução/RedacçãoTradução da Vita Anthioci abbatis, PG 28, 575, talvez através da versão latina da Compilatio Valeriana, transmitida pelo Alc.454, fls.64-66v.
Data da Tradução/Redacção1376 – 1425
TestemunhoBiblioteca Nacional de Portugal, Alc. 461, fls. 107r-113v
Data do Testemunho1475 - 1500
BITAGAPManid 1141, cnum 1102, Texid 1080
GéneroHagiografia

índice   108r < Página 108v > 109r

ante os pẽẽs de anticho e expirou ./ e o bpo porq creo mal e de ligeyro . pedi llhe pdom . E o lector aleyxãdre . ptio sse e foy sse longe da cijdade . e emçarrou sse em hũa penyna cella . uestido em hũũ saco . carregado de fferro . ataa o dia de sua mote com muyto planto e choro . e gemido . fez digna peitencia . por o peccado :.

Como o mãcebo q ftou a ssaya a pobre . se tnou a suyr ds:-

E tornando sse antiocho da cijdade pera o Moesteyro . chegou a el ao camynho hũũ mãcebo . e deytou sse ante os pẽẽs de anticho . rogando o e dizendo . suo de ds pdoa me . porq crij de ligeyro e como deuia aaqlla moça . cospy em tua façe . Emtom o suo de ds antiocho . disse a el . por o q de mỹ fezeste . nom chores . mays chora . ieiuna e faze peitencia . por a saya q furtaste a hũa muy pue molh viuua . E tu q auias e tijnhas cinqo sayas q bem podias mudar . furtaste aa viuua hũa sõõ q tijnha ./ Qmdo esto ouuyo o mãcebo . marauylhou sse muyto e estmeceo todo . porq lhe disse como ftara hũa saya e como a tomoratomora: erro por tomara. de noyte ./ e ffoy sse a ssua casa . e filhou as suas cinqo sayas . e a out q ftara e leuou as todas sseys e deu as a vyuua . e Rogou a q ffossem ambos lanc sse aos pẽẽs de antiocho . E qdo Antiocho os vyo iazer ant ssy . e vyo q o mãcebo sse doya muyto do pecado q feza . extendeo sua


Guardar XMLDownload text